Incêndio em hospital federal no Rio deixa 2 mortos
Ambas as vítimas eram mulheres e estavam internadas em estado grave com covid-19
Ao menos dois pacientes morreram ao serem transferidas do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro, por causa do incêndio que atingiu o prédio 1 da unidade na manhã desta terça-feira, 27.
Ambas as vítimas eram mulheres—42 e 83 anos– estavam internadas em estado grave com covid-19.
Núbia da Silva Rodrigues, 42, sofreu uma parada cardíaca durante a transferência entre os prédios dos hospital. A vítima de 83 anos, que não teve a identidade revelada, chegou a ser transferida do CTI do prédio 1 para o da maternidade, mas faleceu, segundo o UOL.
- Rio abre 3 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia
- Um passeio pelos castelos, fortes e mosteiros de Nova York
- Agora: hospital divulga novo boletim sobre estado de saúde de Kayky Brito
- Hospital divulga novo boletim médico de Kayky Brito após grave acidente
Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram no almoxarifado do subsolo do prédio 1 por volta das 9h40. O fogo foi controlado por volta das 11h30.
Parte dos 200 pacientes que estavam no prédio 1 foram removidos para a ala 2 da unidade e para outros hospitais. Alguns deles estavam internados no HFB com covid-19.
Já outros foram levados para uma oficina que fica ao lado do hospital para continuar recebendo tratamento. Macas e monitores foram colocados no local.
De acordo com os Bombeiros, o edifício atingido pelas chamas corre o risco de desabamento. Os técnicos da Defesa Civil estão no local para avaliar a estrutura da unidade.
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), lamentou o incêndio. Ele cumpre agenda em Brasília e disse que está acompanhando os trabalhos.
Um relatório da Defensoria Pública da União de 2019 alertava para problemas na estrutura de combate a incêndios na unidade.
Desde o ano passado, houve ao menos um incêndio de grandes proporções e outros três princípios de incêndio em hospitais do Rio de Janeiro.