Inmet emite aviso de perigo para estes 5 estados; veja quais são

Em algumas regiões, as máximas vão superar os 42°C nos próximos dias

Se você sofreu com a onda recente de calor, é bom se preparar! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para cinco estados que enfrentarão temperaturas altas nos próximos dias.

Segundo o alerta, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, devem registrar temperaturas 5ºC acima da média.

Termômetros podem ultrapassar os 42°C em alguns estados
Créditos: iStock / AlesVeluscek
Termômetros podem ultrapassar os 42°C em alguns estados

Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C.

Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana.

No entanto, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações. O Inmet reforça que segue monitorando a situação.

Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.

Por enquanto, o alerta é  de nível amarelo (perigo potencial).

A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso de onda calor será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.

O Inmet explica que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não aos desvios de temperatura absolutos em si.

Cuidados para enfrentar o calor

Mantenha-se hidratado

Beba bastante água ao longo do dia para evitar a desidratação. Evite bebidas alcoólicas e com alto teor de cafeína, pois podem agravar a desidratação.

Evite atividades extenuantes

Limite a exposição ao sol e evite exercícios físicos intensos durante as horas mais quentes do dia. Opte por atividades mais leves durante a manhã ou à noite.

Use roupas leves e soltas

Opte por roupas leves, de cores claras e feitas de materiais respiráveis, como algodão, para ajudar a manter o corpo fresco. Use chapéus de aba larga para proteger o rosto e o pescoço.

Permaneça em ambientes frescos

Fique em locais com ar-condicionado, se possível, ou use ventiladores para ajudar a circular o ar. Se você não tiver acesso a esses recursos, tente passar o tempo em locais sombreados e bem ventilados.

Use protetor solar

Aplique protetor solar de amplo espectro com um fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30, mesmo em dias nublados, para proteger a pele dos danos causados pelo sol.

Refresque-se regularmente

Tome banhos frios ou use toalhas molhadas para se refrescar. Use um borrifador de água para um alívio imediato.

Preste atenção aos grupos vulneráveis

Se você está cuidando de crianças, idosos ou pessoas com problemas de saúde, verifique se eles estão se mantendo frescos e bem hidratados.

Alimente-se de maneira adequada

Opte por refeições leves e frescas, como saladas, frutas e vegetais, em vez de refeições pesadas e quentes.

Se você ou alguém ao seu redor apresentar sinais de exaustão devido ao calor, como tonturas, náuseas, fraqueza, dores de cabeça ou batimento cardíaco acelerado, procure ajuda médica imediatamente.

O calor intenso pode representar riscos à saúde, e é importante tomar precauções adequadas para prevenir complicações relacionadas ao calor.