Intermarché combate desperdício de alimentos incentivando clientes a comprarem frutas e vegetais “feios”

Um oferecimento BASF

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Quanto mais cresce a produção de alimentos no Brasil e no mundo, mais se desperdiça. Segundo dados divulgados pela FAO em 2013, um terço do que é produzido a cada ano acaba indo parar na lata de lixo.

O que parece ser um panorama aterrador para a grande maioria, serve de ponto de partida para iniciativas inspiradoras como a campanha “Inglorious Fruits and Vegetables” da rede de supermercados francesa Intermarché.

A ideia genial chega a soar ridícula de tão simples: a Intermarché começou a notar que um grande volume de frutas e vegetais acabavam não sendo vendidos em suas lojas por conta de sua aparência. Mesmo estando em ótimas condições de consumo, tais alimentos eram sempre descartados.

Peças publicitárias da campanha do Intermarché[/img]

Para conscientizar as pessoas desse problema a rede francesa resolveu transformar estes alimentos “feios” em uma linha de sucos e sopas e distribuí-los entre seus clientes para provar sua qualidade.

E não parou por aí: por meio de uma campanha publicitária convocava seus clientes a perderem o preconceito e também comprá-los, mesmo que a aparência não fosse agradável. Para estimular a venda, ainda deu um desconto de 30% em todas as frutas e vegetais considerados “feios”.

O resultado foi simultâneo. Nos dois primeiros dias da campanha cada loja vendeu uma média de 1,2 toneladas de frutas e vegetais “feios”. Além de ser capaz de discutir de maneira inteligente o desperdício de alimentos nas redes sociais com mais de 13 milhões de pessoas.

Tem interesse por matérias sobre desperdício de alimentos e gostaria de debater o tema? A BASF, empresa química líder mundial, também quer fazer a sua parte e convida o leitor do Catraca Livre para discutir esse assunto no Creator Space™ online.

O programa de cocriação da BASF tem rodado o mundo com o objetivo de promover discussões que busquem soluções concretas para problemas ligados a alimento, energia e urbanidade. Ele desembarca em São Paulo entre os dias 17 e 23 de agosto, sendo o último dia do evento aberto para a participação do público em geral.  Clique aqui e participe.