CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

‘Eu sinto inveja’: mulher desabafa sobre falta de tempo para si

Por: Catraca Livre
“Todo mundo já ouviu que mãe fica exausta. Mãe fica exausta da vida, do cotidiano, da rotina. EXAUSTA”, diz relato de Luiza Miguel

Atriz, psicóloga e doula, Luiza Miguel publicou um texto no site ‘Não me chamo mãe‘ relatando o quanto se sente cansada por não ter tempo para si após a maternidade. Assumindo seus “privilégios” por ter um companheiro participativo e a ajuda das duas avós, materna e paterna, Luiza reivindica seu direito de reclamar e de se sentir exausta.

“Eu deveria escrever, a princípio, sobre sexo, sobre sexo depois do casamento, dos filhos, sobre sexo depois dessa maternidade, mas eu não quero. Eu quero falar do tempo. Das vontades. Quero falar da culpa, da inveja, da raiva que nasceram junto com essa maternidade. Falar que eu quero ser livre e fazer coisas que vão beneficiar a mim e somente a mim”, diz parte do texto.

A ‘inveja’ que a autora do texto menciona acima é melhor explicada a seguir, quando ela diz que sente inveja das mulheres não mães, “dessas mulheres que tem seus horários próprios, sua cama própria, sua casa, seu armário’.

O relato é também um verdadeiro desabafo contra o que Luiza chama de  “onda hashtag gratidão”, se referindo a pressão que mulheres sofrem para enxergar apenas o que há de positivo na maternidade, sem dar espaço para as complexidades e dificuldades que envolvem ser mãe.

“Falo de um lugar privilegiado, eu sei. E mesmo assim tenho pouco tempo para mim. E mesmo assim, eu sinto culpa, inveja, raiva e solidão. Parece que a gente desse grupo não pode reclamar de nada, não pode sentir nada, não pode falar de nada. Mas deixa eu contar uma coisa pra vocês. A gente pode sim!”

Em determinado momento, ela aborda a dicotomia entre querer se dedicar ao trabalho e aos filhos ao mesmo tempo. Em sua experiência, é como se não conseguisse estar por completo em nenhuma das duas funções sem se sentir culpada.

“Se eu não chegar em casa para dar banho e colocar elas para dormir, com a musiquinha e o beijinho clássico de boa noite por dois dias seguidos, uma angústia toma conta de todo o meu ser e eu passo noites em claro pensando em como sou ausente, como isso vai marcar a vida deles para todo o sempre, em como eu deveria pensar mais neles do que em mim”.

A história dela não é única. O Catraquinha sempre traz relatos neste mesmo sentido, que expressam a busca constante de mulheres que não querem abandonar suas individualidades, talentos e sonhos. Clique aqui e leia na íntegra.

Leia mais:

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …