Jair Bolsonaro confirma desligamento de Roberto Alvim pelas redes

Então Secretário de Cultura do Governo citou trechos de um discurso do nazista Joseph Goebbels para anunciar o Prêmio Nacional das Artes

17/01/2020 13:37

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou o desligamento do secretário de Cultura do Governo, Roberto Alvim. A exoneração de Roberto Alvim do cargo se deu após um vídeo oficial do anúncio do Prêmio Nacional das Artes, em que o então Secretário cita trechos do mesmo discurso do nazista Joseph Goebbels.

Bolsonaro demite Roberto Alvim após discurso copiado de nazista
Bolsonaro demite Roberto Alvim após discurso copiado de nazista - reprodução

Bolsonaro fez o anúncio pelas redes sociais: “Comunico o desligamento de Roberto Alvim da Secretaria de Cultura do Governo. Um pronunciamento infeliz, ainda que tenha se desculpado, tornou insustentável a sua permanência.”, escreveu.

O presidente ainda fez questão de dizer que reitera o repúdio do Governo às “ideologias totalitárias e genocidas” e fez um aceno aos judeus. “Manifestamos também nosso total e irrestrito apoio à comunidade judaica, da qual somos amigos e compartilhamos valores em comum”.

A justificativa de Roberto Alvim

Na manhã desta sexta-feira, 17, Alvim usou seu perfil no Facebook para se justificar. Segundo ele, as semelhanças do discurso foram apenas coincidências.

“[…] O que a esquerda está fazendo é uma falácia de associação remota:
com uma coincidência retórica em UMA frase sobre nacionalismo em arte, estão tentando desacreditar todo o PRÊMIO NACIONAL DAS ARTES, que vai redefinir a Cultura brasileira… É típico dessa corja. Repito: foi apenas uma frase do meu discurso na qual havia uma coincidência retórica. Eu não citei ninguém […]”.

Veja o relato completo abaixo:

A justificativa de Roberto Alvim
A justificativa de Roberto Alvim - reprodução/Facebook