João Doria é eleito governador de São Paulo
A disputa para o governo do estado foi decidida voto a voto
Em uma disputa voto a voto, João Doria (PSDB) venceu Márcio França (PSB) e foi eleito governador de São Paulo neste domingo (28). O pessebista teve 48,25% dos votos, enquanto o tucano teve 51,75%.
Doria iniciou a campanha eleitoral na liderança das intenções de voto, mas França cresceu e empatou tecnicamente com o pessedebista nas últimas pesquisas sobre o segundo turno, divulgadas neste sábado (27), véspera das eleições. Segundo o Datafolha, o atual governador do estado apareceu com 51% dos votos válidos e o tucano, com 49%. No Ibope, os dois tiveram 50% do eleitorado.
A campanha para o governo do estado de São Paulo foi marcada por uma disputa bastante acirrada. No primeiro turno, Doria teve 31,8% dos votos válidos, enquanto França ficou em segundo lugar com 21,5%, e uma diferença de apenas 89 mil votos em relação a Paulo Skaf (MDB). Skaf apoiou o atual governador no segundo turno.
- Dia 28 de outubro é feriado nacional? Veja como fica a data
- Quais são os benefícios do Programa Acredita para quem é MEI?
- Embratur e Salvador são destaques do 2° Prêmio do Afroturismo
- 3 cidades de São Paulo iniciam vacinação contra dengue
Durante toda a segunda etapa, o tucano intensificou a estratégia de se vincular com o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), repetindo o termo “BolsoDoria” nos debates e nas redes sociais. No entanto, ao contrário do que era esperado por ele, o efeito foi negativo e o candidato acabou caindo nas pesquisas.
Os debates do segundo turno das eleições foram palco de ataques recorrentes entre os adversários. De um lado, Doria acusava França de ser comunista e apoiador do PT e do Lula. Já o atual governador procurava mostrar que o tucano não é confiável, pois não tem apoio dos eleitores da cidade de São Paulo e dos companheiros de partido.