CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

João Doria é eleito governador de São Paulo

A disputa para o governo do estado foi decidida voto a voto

Por: Redação
Márcio França e João Doria
Crédito: Reprodução / FacebookMárcio França e João Doria disputaram o segundo turno para o governo do estado de São Paulo

Em uma disputa voto a voto, João Doria (PSDB) venceu Márcio França (PSB) e foi eleito governador de São Paulo neste domingo (28). O pessebista teve 48,25% dos votos, enquanto o tucano teve 51,75%.

Doria iniciou a campanha eleitoral na liderança das intenções de voto, mas França cresceu e empatou tecnicamente com o pessedebista nas últimas pesquisas sobre o segundo turno, divulgadas neste sábado (27), véspera das eleições. Segundo o Datafolha, o atual governador do estado apareceu com 51% dos votos válidos e o tucano, com 49%. No Ibope, os dois tiveram 50% do eleitorado.

A campanha para o governo do estado de São Paulo foi marcada por uma disputa bastante acirrada. No primeiro turno, Doria teve 31,8% dos votos válidos, enquanto França ficou em segundo lugar com 21,5%, e uma diferença de apenas 89 mil votos em relação a Paulo Skaf (MDB). Skaf apoiou o atual governador no segundo turno.

Durante toda a segunda etapa, o tucano intensificou a estratégia de se vincular com o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), repetindo o termo “BolsoDoria” nos debates e nas redes sociais. No entanto, ao contrário do que era esperado por ele, o efeito foi negativo e o candidato acabou caindo nas pesquisas.

Os debates do segundo turno das eleições foram palco de ataques recorrentes entre os adversários. De um lado, Doria acusava França de ser comunista e apoiador do PT e do Lula. Já o atual governador procurava mostrar que o tucano não é confiável, pois não tem apoio dos eleitores da cidade de São Paulo e dos companheiros de partido.

Acompanhe outros conteúdos ligados às eleições deste ano nesta página especial

1
Morre Gilberto Dimenstein, jornalista e fundador da Catraca Livre
É com profunda tristeza que a Catraca Livre anuncia o falecimento de seu fundador, Gilberto Dimenstein, aos 63 anos de …
2
Entenda a operação da Polícia Federal de combate às fake news
O combate às fake news ganhou um novo e importante capítulo nesta semana com a Polícia Federal realizando uma série …
3
Witzel é alvo da PF; Zambelli antecipa operação em entrevista
A Polícia Federal iniciou nesta terça-feira, 26, a Operação Placebo, que apura desvios na Saúde do Rio de Janeiro nas …
4
‘Na Fila do SUS’ retrata o sucateamento da saúde pública em plena pandemia
 'Na Fila do SUS' é uma websérie em formato original com seis episódios que estreia disponível exclusivamente, na plataforma online …
5
Governo libera uso da cloroquina para pacientes em estado leve da covid-19; classe médica discorda
Após pressão do presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde cedeu e ampliou o  protocolo para uso da cloroquina e …
6
Felipe Neto no Roda Vida: confira os principais momentos do programa
Convidado do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira, 18, o youtuber Felipe Neto afirmou que faz um …
7
Flávio Bolsonaro rebate acusação feita por Paulo Marinho sobre o caso Queiroz
O senador Flávio Bolsonaro rebateu a acusação feita pelo empresário Paulo Marinho em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo …
8
Entenda os motivos do pedido de demissão do ministro da Saúde, Nelson Teich
Antes mesmo de completar um mês à frente do Ministério da Saúde, o ministro Nelson Teich pediu demissão do cargo …