Jogo entre Corinthians e São Paulo se torna motivo de preocupação para as autoridades
Sem acesso à transporte público, jogo às dez noite sinaliza cenário de cautela para as autoridades
Corinthians e São Paulo fazem nesta quarta-feira o primeiro jogo na Copa Libertadores de 2015. A partida marcada para as 22h na Arena Corinthians, em Itaquera, traz a campo o primeiro encontro entre as duas equipes na mais importante competição sul-americana. E fora de campo sinaliza, outra vez, a importância da paz no futebol.
Segundo matéria divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira, brigas e confusões envolvendo torcidas organizadas paulistas mataram ao menos 11 pessoas em 10 anos. Entretanto, neste período, não houve nenhuma condenação judicial.
Na entrevista, o pesquisador da Unicamp, Felipe Tavares Lopes, destaca que não apenas a repressão deva ser ferramenta contra a violência no futebol. A exemplo de países como Alemanha, Bélgica e Colômbia, o especialista defende a presença do governo como parte da solução no problema, ao invés de da presença policial.
Gre-Nal da paz
Sempre acostumado ao histórico de violência entre torcidas de todo país, o torcedor brasileiro pode ter motivos a crer em mudanças. Ao menos no Rio Grande do Sul, onde Grêmio e Internacional anunciaram a criação de um setor de torcida mista para o primeiro Gre-Nal de 2015, que acontecerá dia 1º de março, no Beira-Rio.
Em nome da cultura de paz nos estádios do Brasil e do mundo, o Catraca Livre pede o fim da violência do futebol.