Joice Hasselmann faz uso ilegal de filme da Disney em campanha
Candidata a prefeita de São Paulo usou imagens dos "Muppets" em sua campanha
Chamada de Miss Piggy –a porquinha dos “Muppets”– pelos bolsonaristas, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL), candidata à prefeita de São Paulo, decidiu usar as críticas a sua aparência para fazer campanha.
Na sexta-feira, 2, Joice publicou nas redes sociais um vídeo com imagens dos personagens dos “Muppets” cantando o jingle da sua campanha: “Tem Jeito, Tem Joice”.
No entanto, a deputada cometeu um crime passível de multa e até detenção. É que a Disney, detentora dos direitos do filme icônicos bonecos, não autorizou a parlamentar a utilizar as imagens de Caco, Miss Piggy e companhia.
- A merda que vai continuar na Cultura se Bolsonaro for reeleito
- 7 famosos e políticos que se arrependeram de apoiar Jair Bolsonaro
- Ricardo Macchi publica foto “ferido” para ironizar Joice Hasselmann
- Senador faz deboche com Joice Hasselmann e relativiza agressões
- Eleições 2020: ausência deve ser justificada pelo aplicativo e-Título
- TSE aponta recorde de candidatos negros e mulheres
Em nota, a Disney afirma “que não foi cedido direitos de uso de imagem” por parte da empresa para a campanha de Joice Joice Hasselmann.
Pela lei brasileira de direitos autorais, o uso de “imagens e informações contidas em filmes, livros e material musical” precisam ser autorizados, cedidos ou adquiridos, por meio de pagamento de direitos patrimoniais.
O uso indevido é sujeito a penas cíveis e penais, configurando crime a usurpação de direitos autorais, com pena que pode chegar à reclusão de 2 a 4 anos de prisão, caso haja fins financeiros.
Procurada pelo G1, a assessoria da campanha de Joice Hasselmann disse que não irá se manifestar sobre o caso.
Questionada sobre se iria ingressar com ação judicial para retirar o vídeo do ar e proibir a divulgação, a Disney disse que não iria fazer mais nenhum comentário a respeito.