Jovem leva à Câmara petição por iluminação pública na periferia
Mais de 100 mil assinaturas foram recolhidas por meio da plataforma Change.org para pedir instalações de postes na Vila Albertina
A universitária Larissa Santana, criadora de um abaixo-assinado na plataforma Change.org, se reuniu na manhã desta terça-feira, 16, com a vereadora Juliana Cardoso (PT), na Câmara Municipal de São Paulo. A parlamentar recebeu das mãos da estudante as 103.305 assinaturas de uma petição que pede por iluminação pública em ruas da Vila Albertina, na região periférica da zona norte de São Paulo.
Depois de anos enfrentando problemas decorrentes da falta de iluminação, Larissa decidiu criar, em novembro do ano passado, uma mobilização para tentar pressionar o poder público a resolver a questão. No manifesto, ela conta que os escadões das ruas Veloso da Fonseca e Luís de Oliveira Bulhões são os pontos “mais críticos”.
“Fico com medo de andar na rua quando não há iluminação”, explica Larissa, que tem 20 anos. “Existem jovens que estudam à noite, pessoas que trabalham até tarde, e elas se tornam vítimas de violência. Principalmente as mulheres, nós ficamos muito vulneráveis”, diz a estudante de psicologia que mora no local desde que nasceu.
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
- Microsoft abre curso gratuito para mulheres; saiba como se inscrever
- AVC: saiba como prevenir e identificar os sinais de alerta
Mesmo com a petição, o Departamento de Iluminação Pública (Ilume) respondeu, na ocasião, que os serviços de ampliação na rede estavam temporariamente suspensos. Com intenção de fazer sua causa e de todos os moradores do bairro finalmente ser ouvida, Larissa entregou as assinaturas à vereadora, que será uma “ponte” de cobrança à Prefeitura de São Paulo.
Juliana Cardoso agradeceu e parabenizou a iniciativa da universitária. A vereadora lembrou que também vem de uma região periférica da capital, do bairro de Sapopemba, na zona leste, onde tudo o que foi conquistado, como água, asfalto, creche e posto de saúde, foi por meio da mobilização popular.
“[Essa iniciativa] anima outras comunidades, que muitas vezes enxergam como: ‘está tudo ruim e não vai melhorar mesmo’, ou aquelas pessoas que não sabem por onde começar. Então essa aqui é uma boa iniciativa para [as pessoas] saberem que há caminhos e o caminho é sempre o da mobilização popular”, destacou Juliana.
A vereadora, que abraçou a causa de Larissa e dos moradores da Vila Albertina, se disponibilizou a intermediar um contato com o Ilume e informou que levará a questão para ser discutida em audiência pública na Câmara Municipal.
A Change.org
A Change.org é a maior plataforma de abaixo-assinados do mundo, com 283 milhões de pessoas assinando e criando petições ao redor do planeta, sendo 18 milhões somente no Brasil. A plataforma é aberta e garante espaço a todos os pontos de vista. As mobilização são criadas por pessoas ou organizações, que usam a Change.org para juntar gente e pressionar quem pode dar as soluções.