Jovens protestam contra desmonte da política ambiental de Bolsonaro

A manifestação da ONG Engajamundo ocorreu durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW), em Salvador

20/08/2019 15:17

Na analogia, os três macacos mensageiros foram representandos pelo Inpe, governo e Ibama
Na analogia, os três macacos mensageiros foram representandos pelo Inpe, governo e Ibama - Kinda Silva / Engajamundo

Jovens da ONG Engajamundo fizeram uma ação no início da tarde desta terça-feira, 20, contra a censura do governo de Jair Bolsonaro (PSL) ao Instituto Nacional de Pesquisas (Inpe), órgão responsável pelo monitoramento do desmatamento na Amazônia, e em repúdio ao desmonte do Ibama. A manifestação dos voluntários ocorreu durante a Semana do Clima da América Latina e Caribe (LACCW), em Salvador (BA).

Na intervenção, foi feita uma analogia com os três macacos mensageiros (o que não fala, o que não vê e o que não ouve), sendo cada um representado, respectivamente, pelo Inpe, pelos órgãos ambientais (neste caso, o Ibama) e pelo Governo Federal.

“Pensamos nessa ação para expôr nossa indignação perante tentativas do governo de impedir a divulgação dos dados sobre o desmatamento pelo Inpe, e que, ao calar essa instituição, continua com a propagação de fake news e encobre a destruição de nossas matas e florestas”, explica Eduarda Binder, de 19 anos, uma das coordenadoras do Engajamundo.

“É primordial que continuemos nos mostrando enraivecidos diante de tal postura do governo, que está simplesmente mentindo e omitindo informações que deveriam ser públicas, e assim se mostrando não democrático. O desmatamento de nossas florestas é um problema grave e urgente, e a juventude não deixará de lutar para que ela cesse”, completa a ativista, que participou da ação em Salvador representando o Ibama.

Voluntários protestam contra desmonte dos órgãos ambientais
Voluntários protestam contra desmonte dos órgãos ambientais - Kinda Silva / Engajamundo

O Inpe divulgou dados no início deste mês sobre o aumento do desmatamento na Amazônia Legal. Em seguida, Bolsonaro declarou que as informações do órgão eram mentirosas e estavam a serviço de ONGs. O instituto é um centro de pesquisas altamente respeitável, sendo referência internacional de monitoramento.

Após defender os números disponibilizados, o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi exonerado pelo Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

A crítica da ONG também se estende ao desmonte dos órgãos de controle e à fiscalização de áreas protegidas, pois, desde o início do governo atual, os investimentos na área ambiental foram baixíssimos, inviabilizando a autonomia dos técnicos e flexibilizando as multas por crimes ambientais.

Semana do Clima

A LAC Climate Week acontece entre os dias 19 e 23 de agosto em Salvador, na Bahia. O evento regional integra a Convenção Quadro do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

O objetivo das semanas regionais é inspirar indivíduos e organizações a se tornarem parte do movimento criado pelo acordo climático global em Paris.

Para isso, diversas partes interessadas, dos setores público e privado, se reúnem e trocam experiências com soluções práticas a partir do contexto regional sobre a crise climática.