Leonardo DiCaprio protesta contra garimpo em áreas indígenas no Brasil

Astro de Hollywood se mostrou contra a invasão ilegal do território indígena

27/12/2019 18:26

Na última quinta-feira, 26, Leonardo DiCaprio usou seu perfil no Instagram para voltar a falar sobre a preservação da Amazônia, território brasileiro.

O ator e ativista de Hollywood postou a foto de uma mensagem dos povos Yanomami e Ye’kwana, que pedem pela retirada do garimpo em suas terras. Na legenda do post, o artista protestou contra a invasão ilegal do território indígena.

Leonardo DiCaprio voltou a protestar a favor da Amazônia
Leonardo DiCaprio voltou a protestar a favor da Amazônia - Reprodução/Instagram

“Uma poderosa mensagem dos povos Yanomami e Ye’kwana do norte do Brasil para o mundo. Apesar das leis brasileiras tornarem ilegal a mineração nas terras indígenas Yanomami, milhares de garimpeiros entraram recentemente no Parque Yanomami, uma das maiores reservas indígenas do Brasil, espalhando malária e contaminando rios com mercúrio. A invasão ocorre após o corte no orçamento das operações policiais da Amazônia no Brasil, deixando as áreas protegidas vulneráveis à exploração. A última vez que houve uma invasão nessa escala foi na década de 1980, quando cerca de um quinto da população indígena morreu de violência, malária, desnutrição, envenenamento por mercúrio e outras causas. Em um recente Fórum de Liderança Yanomami e Ye’kwana, os líderes da tribo enviaram uma carta às principais autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiro: ‘Não queremos repetir essa história de massacre’, diz o manifesto”, dizia a publicação.

Vale lembrar que DiCaprio foi acusado pelo presidente Jair Bolsonaro de doar dinheiro para “tacar fogo na Amazônia”.

Diante disso, o ator e ativista ambiental respondeu as acusações do presidente brasileiro e negou ter financiado ONGs investigadas por suposto envolvimento nos incêndios, mas elogiou o trabalho das organizações e reiterou que elas merecem apoio. Leia a matéria completa abaixo: