Livro infantil diz que seios servem para tornar meninas atraentes
Os livros desenvolvidos para crianças têm um papel fundamental nos conceitos que elas criam sobre a vida, e sobre aspectos como os papéis sociais e os estereótipos de gênero. Por isso, um livro publicado pela editora Usborne, na Inglaterra, gerou polêmica e acabou forçando a editora a pedir desculpas.
De acordo com informações da colunista Maria Fernanda Rodrigues, do Estadão, o livro “Growing Up For Boys”, de Alex Frith, publicado em 2013, tinha um trecho que dizia “Para que servem os seios?”, com a resposta: “As garotas têm seios por duas razões. A primeira é para fornecer leite para bebês. A segunda é para que a garota pareça crescida e atraente. Praticamente todos os seios, independentemente do tamanho ou forma que adquiram quando a garota chega ao fim da puberdade, podem fazer as duas coisas”.
Quem apontou a questão foi Simon Ragoonanan, autor do blog Man vs Pink. Diante da polêmica, a editora se desculpou e disse que vai revisar o conteúdo, mudando a edição em uma futura tiragem.
Esta não foi a primeira polêmica envolvendo a editora Usborne. Ela tem sido alvo de críticas no mundo todo por publicar livros para meninos e livros para meninas.
Leia mais: