Madonna ironiza ao desejar ‘feliz dia dos pais’ para si mesma

Neste domingo, 18 de junho, foi comemorado o Dia dos Pais nos Estados Unidos. A cantora Madonna aproveitou a data para publicar um texto em seu Instagram parabenizando a si mesma pela data.

“Feliz dia dos pais para mim, porque, vamos admitir, eu sou a mãe e o pai e não me importa o que está no papel”, escreveu a artista, no texto que publicou ao lado da foto com os filhos.

Madonna é mãe solo de seis crianças: Lourdes – filha do dançarino Carlos Leon -, Rocco e David – filhos de Guy Ritchie, com quem teve uma separação conturbada – e dos pequenos Mercy, James, Stella e Esther, que foram adotados.

O desabafo da cantora reflete a sobrecarga que recai sobre as mães solo, seja por escolha ou por abandono paterno.

Segundo os últimos dados colhidos pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 2015, o Brasil ganhou mais de 1 milhão de famílias compostas por mães solo, em um período de dez anos – considerando o censo anterior, de 2005, quando o país já contava com 10,5 milhões de famílias de famílias compostas por mulheres sem cônjuge e com filhos.


O desabafo da cantora vai de encontro com o sentimento de muitas mães solo que se veem sobrecarregadas por terem de encabeçar os cuidados diários com as crianças, e reacende a discussão sobre os papéis sociais da mãe e do pai na criação dos filhos. No Brasil, que possui uma taxa crescente de mães solo, a reflexão é ainda mais necessária, uma vez que criar os filhos sem a figura paterna nem sempre é uma escolha da mulher, e muitas vezes representa o abandono familiar.

Leia mais:

Leia mais: