Mais de 2 milhões de pensionistas podem ter pagamentos bloqueados

Mais de 2,179 milhões de beneficiários podem ter o pagamento bloqueado
Créditos: Istock
Mais de 2,179 milhões de beneficiários podem ter o pagamento bloqueado

A partir desta segunda-feira, 25, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que irá bloquear o pagamento de aposentados ou pensionistas que há mais de 12 meses não realizam o processo de prova de vida. Mais de 2,179 milhões de beneficiários estão nessa situação.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) quem tiver o beneficio bloqueado deve realizar a prova de vida na própria agência bancária da instituição onde o pagamento é feito. A liberação acontece feita na hora.

Para a atualização de cadastro é preciso apresentar documento com foto, dependendo do banco o processo pode ser concluido por meio da biometria.

Impossibilitados de irem até a agência podem enviar um procurador ou representante legal, que precisa estar devidamente cadastrado no INSS. O procurador deve se apresentar em uma agência da Previdência Social, levando procuração registrada em cartório, atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário e documentos de identificação do representante.