Mancha de óleo chega ao Sudeste e atinge praia do Espírito Santo

É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste

09/11/2019 10:58

A mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste chegaram ao Sudeste nesta sexta-feira, 8. De acordo com a Marinha, pequenos fragmentos foram encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus (ES).

Amostras da substância recolhidas foram enviadas para o IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira), que confirmou que o óleo é o mesmo encontrado no Nordeste.

É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste. O óleo atingiu mais de 400 locais em todos os estados nordestinos.

Fragmentos de óleo encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus, no litoral do Espírito Santo
Fragmentos de óleo encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus, no litoral do Espírito Santo - Divulgação/Marinha

De acordo com a Agência Brasil, um destacamento com 75 fuzileiros navais permanece em Conceição da Barra e em São Mateus, no norte do Espírito Santo, com ações de monitoramento, desde terça-feira (5).

Limpeza do óleo

Os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas.

Algumas praias do Nordeste ainda estão com a operação de limpeza em andamento. São elas Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas, Praia do Viral e Coroa do Meio, em Sergipe, e mais recentemente Guriri, no Espírito Santo.

Segundo o Ibama, já foram retiradas cerca de 4.300 toneladas de resíduos de óleo das praias do Nordeste até esta sexta-feira. A contagem desse material, não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas, EPI e outros materiais utilizados para a coleta.

Parque Nacional de Abrolhos

Nesta sexta-feira, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto aos turistas. A visitação estava suspensa desde o último domingo, 3, em decorrência da mancha de óleo que atingiu o arquipélago.

Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra o parque, o fechamento tinha o objetivo de minimizar ao máximo riscos à saúde dos visitantes.

Ecoturismo e turismo de aventura são principais motivos da visitação ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos
Ecoturismo e turismo de aventura são principais motivos da visitação ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos - Divulgação/TV Brasil

A reabertura do parque foi antecipada após cinco dias sem que novos fragmentos de óleo tenham sido encontrados na região. A informação é da Agência Brasil.