Mancha de óleo chega ao Sudeste e atinge praia do Espírito Santo

É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste

Por: Redação

A mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste chegaram ao Sudeste nesta sexta-feira, 8. De acordo com a Marinha, pequenos fragmentos foram encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus (ES).

Amostras da substância recolhidas foram enviadas para o IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira), que confirmou que o óleo é o mesmo encontrado no Nordeste.

É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste. O óleo atingiu mais de 400 locais em todos os estados nordestinos.

Crédito: Divulgação/MarinhaFragmentos de óleo encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus, no litoral do Espírito Santo

De acordo com a Agência Brasil, um destacamento com 75 fuzileiros navais permanece em Conceição da Barra e em São Mateus, no norte do Espírito Santo, com ações de monitoramento, desde terça-feira (5).

Limpeza do óleo

Os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas.

Algumas praias do Nordeste ainda estão com a operação de limpeza em andamento. São elas Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas, Praia do Viral e Coroa do Meio, em Sergipe, e mais recentemente Guriri, no Espírito Santo.

Segundo o Ibama, já foram retiradas cerca de 4.300 toneladas de resíduos de óleo das praias do Nordeste até esta sexta-feira. A contagem desse material, não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas, EPI e outros materiais utilizados para a coleta.

Parque Nacional de Abrolhos

Nesta sexta-feira, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto aos turistas. A visitação estava suspensa desde o último domingo, 3, em decorrência da mancha de óleo que atingiu o arquipélago.

Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra o parque, o fechamento tinha o objetivo de minimizar ao máximo riscos à saúde dos visitantes.

Crédito: Divulgação/TV BrasilEcoturismo e turismo de aventura são principais motivos da visitação ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos

A reabertura do parque foi antecipada após cinco dias sem que novos fragmentos de óleo tenham sido encontrados na região. A informação é da Agência Brasil.

1
9 pontos polêmicos que Sergio Moro se esquivou no Roda Viva
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi o primeiro entrevistado da nova temporada do programa Roda Viva, …
2
‘Noivado’ de Regina Duarte com Bolsonaro divide opiniões
“Nós vamos noivar, vou ficar noiva, vou lá conhecer onde eu vou habitar, com quem que eu vou conviver, quais …
3
A queda: entenda a polêmica que custou o cargo de Roberto Alvim
Após praticamente reproduzir um discurso do ministro nazista Joseph Goebbels, o ex-secretário de Cultura, Roberto Alvim, protagonizou uma polêmica que …
4
Impunidade de Victor não é caso isolado no Brasil de Bolsonaro
Victor Chavez, cantor sertanejo da extinta dupla Victor e Léo, foi condenado por agredir a esposa grávida de quatro meses …
5
Anarquia da ponte pra lá: a história do punk na periferia de SP
Autor do livro My Way, Valo Velho é história viva da cena anarcopunk de São Paulo. A Catraca Livre foi até …
6
Backer: entenda o caso das cervejas contaminadas
O Ministério da Agricultura suspendeu a venda de cervejas da marcar Backer e determinou que a empresa faça um recall …
7
O que é liberdade de expressão?
O que é liberdade de expressão? Entenda o significado e a importância desse direito tão importante para todos nós neste …
8
Entenda o acordo nuclear que envolve EUA x Irã
Errata: ao contrário do que aparece no vídeo, o nome do especialista entrevistado é Lucas Leite e não Felipe. O …