Mancha de óleo chega ao Sudeste e atinge praia do Espírito Santo

É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste

Por: Redação

A mancha de óleo que atingiu o litoral do Nordeste chegaram ao Sudeste nesta sexta-feira, 8. De acordo com a Marinha, pequenos fragmentos foram encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus (ES).

Amostras da substância recolhidas foram enviadas para o IEAPM (Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira), que confirmou que o óleo é o mesmo encontrado no Nordeste.

É a primeira vez que o vazamento que se estendeu pela região Nordeste chega a uma praia do Sudeste. O óleo atingiu mais de 400 locais em todos os estados nordestinos.

Crédito: Divulgação/MarinhaFragmentos de óleo encontrados na praia de Guriri, no município de São Mateus, no litoral do Espírito Santo

De acordo com a Agência Brasil, um destacamento com 75 fuzileiros navais permanece em Conceição da Barra e em São Mateus, no norte do Espírito Santo, com ações de monitoramento, desde terça-feira (5).

Limpeza do óleo

Os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Bahia estão com as praias limpas.

Algumas praias do Nordeste ainda estão com a operação de limpeza em andamento. São elas Japaratinga, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu, em Alagoas, Praia do Viral e Coroa do Meio, em Sergipe, e mais recentemente Guriri, no Espírito Santo.

Segundo o Ibama, já foram retiradas cerca de 4.300 toneladas de resíduos de óleo das praias do Nordeste até esta sexta-feira. A contagem desse material, não inclui somente óleo, mas também é composta por areia, lonas, EPI e outros materiais utilizados para a coleta.

Parque Nacional de Abrolhos

Nesta sexta-feira, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no sul da Bahia, foi reaberto aos turistas. A visitação estava suspensa desde o último domingo, 3, em decorrência da mancha de óleo que atingiu o arquipélago.

Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que administra o parque, o fechamento tinha o objetivo de minimizar ao máximo riscos à saúde dos visitantes.

Crédito: Divulgação/TV BrasilEcoturismo e turismo de aventura são principais motivos da visitação ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos

A reabertura do parque foi antecipada após cinco dias sem que novos fragmentos de óleo tenham sido encontrados na região. A informação é da Agência Brasil.

1
O ambicioso plano de Paulo Guedes para a economia do Brasil
“Transformar o Estado Brasileiro” é o que pretende o ministro da Economia, Paulo Guedes, com o pacote de ações que …
2
O que acontecerá com Lula e outros presos após a decisão do STF?
Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu mudar o entendimento sobre a prisão de condenados em …
3
03:52
No Brasil, 13,5 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema
Dados da última edição da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, que analisa a qualidade de vida da população, mostra …
4
03:58
Por que o câncer do prefeito de SP está cada vez mais comum ?
Diagnosticado com um tumor no sistema digestivo, aos 39 anos, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apresenta um …
5
16:46
Os melhores momentos de Janaína Paschoal no Roda Viva
Convidada do programa Roda Viva da última segunda-feira, 4, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL) avaliou o atual cenário político …
6
05:28
Obstrução de Justiça pode gerar impeachment de Bolsonaro?
Em meio à polêmica envolvendo Jair Bolsonaro (PSL) no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado federal David …
7
05:16
Valério diz que Lula é um dos mandantes da morte de Celso Daniel
O empresário Marcos Valério, operador do mensalão, revelou em depoimento ao Ministério Público de São Paulo que os ex-presidente Lula …
8
07:19
Amazônia Sem Lei: desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas
Desmatamento, queimadas, grilagem, garimpo e conflito. A disputa por terras na Amazônia é muito mais profunda do que a recente …