Manual de Agricultura Urbana promove alimentação sustentável nas grandes cidades

Disponibilizado gratuitamente pelo coletivo mexicano Azoteas Verdes de Guadalajara, o material dissemina dicas sobre como manter uma horta urbana

reprodução
Manual dá dicas sobre composteiras urbanas, controle de pragas sem uso de agrotóxicos, entre outras

Para ajudar aqueles que querem desenvolver um modo de vida mais sustentável nas cidades, o coletivo mexicano Azoteas Verdes de Guadalajara disponibiliza gratuitamente o Manual de Agricultura Urbana. O material reúne importantes dicas para a manutenção de uma horta familiar, com base em conceitos de permacultura.

O objetivo é fortalecer a ideia de soberania alimentar – direito de um povo de determinar suas próprias políticas de produção e distribuição de alimentos. “Um forte problema a nível mundial é o da alimentação, e não por que não sejam suficientes os alimentos, mas porque existe uma má distribuição deles. Satisfazer a demanda alimentar da população, com esquemas sustentáveis e com racionalidade no processo, tem vital importância para o futuro da humanidade”, diz o manual.

Entre os conteúdos, estão instruções para fazer uma composteira, como lidar com o lixo orgânico e como controlar as pragas sem usar pesticidas. O conteúdo está em espanhol.

Confira o Manual de Agricultura Urbana.

Compartilhe: