Marca faz campanha com tragédia em Brumadinho e gera revolta
Empresa cobriu modelos com lama para fazer apelo às vítimas e foi bombardeado por críticas
Uma marca de cosméticos criou uma campanha publicitária relacionada ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, em Minas Gerais (MG), no último domingo, 27, e gerou revolta nas redes sociais.
Com o slogan “Brumadinho CLAMA!”, a “Jendayi Cosméticos” contratou modelos para sessão de fotos em que aparecem cobertos de lama, em meio a um cenário semelhante ao da tragédia, com expressões tristes e até segurando a bandeira do Brasil.
A empresa foi acusada de oportunismo, já que usou o momento de sofrimento das vítimas de parentes para ganhar visibilidade nas redes sociais.
- Não saia de casa à toa! Confira quais serviços o INSS presta pessoalmente
- INSS divulga lista atualizada de serviços prestados nas agências
- INSS: Saiba quais serviços são prestados presencialmente nas agências
- Pioneira em ações de marketing de influência, adtech lança campanha de comunicação 360°
O post oficial da campanha foi publicado no Facebook da marca com a seguinte mensagem:
“A Jendayi cosméticos e o fotógrafo Jorge Beirigo fizeram um ensaio-protesto sobre a tragédia de Brumadinho-MG! “Isso não pode ficar assim…”, “Clama” e “A dor também é nossa” são as principais frases desta campanha! A empresa quer incentivar à todos a não desistirem desta luta. Irem até o final! Sejam com doações ou orações! O objetivo desta campanha é mostrar que existe uma marca de cosméticos que se preocupa com a beleza… a beleza da vida. Nossos cosméticos embelezam os cabelos, mas nossas atitudes podem deixar um sorriso, um olhar, uma família, um sonho… mais iluminado e bonito. Nossa empresa está nesta luta.” – defendeu Jorge Beirigo, fotógrafo e diretor de MKT da empresa. Modelos foram convidados para interpretarem vitimas desta tragédia e o resultado final ficou emocionante!”, dizia.
“Oportunismo a gente vê por aqui. Por que não manda ajuda financeira, ao invés de gastar dinheiro com esse ensaio ridículo?”, questionou uma internauta. “Eu não sei nem o que dizer… Que lixo”, detonou outro seguidor. “Está querendo se promover? Vá lá tirar as pessoas da lama e tira uma foto. Aí sim, porque é a realidade, e não essas carinhas bonitas”, completou mais um. “Usando uma tragédia para ganhar um troco. Certinho, Jendayi, parabéns, ficou um lixo”, emendou um quarto.
Confira mais detalhes da repercussão abaixo:
https://www.facebook.com/jendayi.oficial/photos/a.1038863212961896/1114652052049678/?type=3&theater