Matteo, de 8 anos, dá uma aula sobre homofobia
Matteo Brandão Procópio tem nome de gente grande e ideias imensas. Com apenas oito anos, o pequeno já entende melhor do que muitos adultos a importância de garantir a igualdade de gênero e do respeito pela identidade de cada um. Em um vídeo publicado no site “Razões para acreditar”, o pequeno faz um desabafo sobre as diferenças entre meninos e meninas e dá uma lição sobre homofobia. “Todo brinquedo é de menina e de menino”, ele diz.
No vídeo, Matteo aparece com uma camiseta cor-de-rosa, e justifica a escolha dando uma lição sobre identidade: “Eu tô usando uma camiseta com uma cor que as pessoas falam que é de menina. E se elas falarem que você é menina por causa disso, deixa pra lá e faça o que você quiser”.
Ao falar de sua prima Rafaela, ele diz que a pequena tem fama de ‘moleca’ porque fica correndo pra lá e pra cá. Mas Matteo não vê problema algum em uma menina fazer essas coisas. “Ela pode ser princesa, pode ser maloqueira, pode ser o que ela quiser”.
A postura de Matteo sobre esses assuntos faz pensar na importância de não afastar das crianças de questões do universo adulto, afinal, mais ou cedo mais tarde, elas terão de se deparar com o preconceito e desigualdade, e, se estiverem preparadas, tanto melhor. As opiniões de Matteo revelam maturidade sobre a questão da identidade de gênero e homofobia, e revelam a naturalidade com que uma criança pode lidar com questões que os adultos consideram ‘tabus’.
Não por acaso, Matteo está fazendo sucesso na internet. O vídeo foi produzido pelo canal do Dr. Drauzio Varella. A fanpage do apresentador divulgou o vídeo e o post já tem mais de 5 mil likes e mais de 3 mil compartilhamentos. Assista:
*Com informações do Razões Para Acreditar