Menina processa Índia por não combater mudanças climáticas
Com apenas nove anos de idade, Ridhima Pandey, da Índia, tomou uma atitude em prol de todo o planeta. Ela entrou com uma ação judicial contra o governo por não ter tomado medidas contra as mudanças climáticas e disse que quem vai pagar o preço pela inércia do país são os jovens.
A petição, apresentada para o Tribunal Verde Nacional, uma Corte especial para casos relacionados ao meio ambiente na Índia, afirma que o governo não havia implementado sua legislação ambiental.
“Como um jovem, [Ridhima] é parte de uma classe que, entre todos os indianos, é mais vulnerável às mudanças do clima, mas não faz parte do processo de tomada de decisão”, diz o texto de 52 páginas.
- Aquecimento global pode chegar a 3,6ºC, indica relatório da ONU
- 8 consequências das mudanças climáticas, segundo a ONU
- NASA chama a atenção para a seca do Solimões e queimadas
- Mudança climática fecha estação de esqui nos Alpes franceses
No processo, a garota pede ao tribunal que ordene ao governo a “tomar medidas eficazes baseadas na ciência para reduzir e minimizar os impactos adversos das mudanças climáticas”.
“Meu governo não tomou medidas para regular e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, que estão provocando eventos climáticos extremos. Isso vai impactar tanto eu quanto as gerações futuras”, explica Ridhima.
A ação deve ter uma resposta do Ministério do Meio Ambiente, Floresta e Mudanças Climáticas da Índia e do Conselho Central de Controle de Poluição nas próximas duas semanas.
A Índia tem quatro das dez piores cidades do mundo em relação à poluição do ar.
Com informações do jornal “O Globo“
- Leia também: