Aquecimento global e efeito estufa atingem níveis recordes

Em 2015, a emissão de gases do efeito estufa, o nível dos mares e as temperaturas atingiram novos recordes, após um 2014 que já havia alcançado marcas históricas, conforme informou nesta terça-feira, dia 2, o relatório internacional “O Estado do Clima”, realizado pela Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA).

O documento, elaborado por 450 cientistas de todo o mundo, expõe dados que revelam uma maior ocorrência de secas e inundações futuras, além do degelo dos polos. De acordo com a agência, o fenômeno El Niño, relacionado ao aquecimento do Pacífico, foi o mais forte no ano passado desde pelo menos 1950.

Os dados reforçam a preocupação com o aquecimento global
Créditos: Roger G Howard
Os dados reforçam a preocupação com o aquecimento global

Esses fatores contribuíram para que, pela primeira vez, fosse superada em mais de um grau centígrado a temperatura média de meados do século XVIII – período considerado representativo das condições de vida pré-industriais.

Em relação ao recorde de 2014, o aumento chegou a 0,1 grau centígrado. Agora, em 2016, as máximas persistem preocupantes, pois o primeiro semestre foi o mais quente em décadas.

Com informações do G1