A mensagem do povo alemão aos americanos que viralizou na web
Uma mensagem aos americanos viralizou nas redes sociais antes das eleições que consagraram Donald Trump o novo presidente eleito dos EUA. O recado vinha dos alemães.
A mensagem, que compara a campanha do republicano Trump com o Adolf Hitler da Alemanha da década de 1930, foi compartilhada por milhares de pessoas nas redes sociais nos últimos dias. Confira.
“Sigam em frente, votem no cara que fala alto e odeia minorias, que ameaça oponentes de prisão, não dá a mínima para a democracia e diz que, sozinho, consegue dar um jeito em tudo. O que poderia dar errado?”.
O usuário do Twitter, que assegura se chamar Johan Franklin, publicou a mensagem aos americanos na última sexta-feira em nome do “povo alemão”, perguntando aos americanos “o que poderia dar errado” caso votassem no candidato republicano.
A mensagem apareceu junto à hashtag #beentheredonethat (“já estive nessa situação e fiz isso”, em tradução livre) e viralizou imediatamente em diversas redes sociais.
O caso levou alguns a criarem memes comparando Trump a Hitler. Mas também houve críticas à associação dos dois personagens.
Franklin, que é alemão e trabalha em San Diego (Califórnia), defendeu sua publicação em entrevista à BBC.
Depois que o tuíte viralizou, Franklin explicou noutra mensagem por que havia feito a comparação: “Claro que não posso falar por toda a população alemã. Usei essa linguagem como forma de trazer drama e ênfase ao post”.
Ele frisou: “Não dá para comparar Trump (ou quem quer que seja) ao monstro que foi Hitler”.
VEJA TAMBÉM: