Michelle Bolsonaro foi vacinada nos EUA

Declaração do presidente soa como desprezo ao sistema de saúde do Brasil

24/09/2021 17:34

Em entrevista à revista “Veja”, Jair Bolsonaro (sem partido) revelou que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, se vacinou nos Estados Unidos. A declaração do presidente foi publicada nesta sexta-feira, 24.

“Tomar vacina é uma decisão pessoal. Minha mulher, por exemplo, decidiu tomar nos Estados Unidos. Eu não tomei”, disse Bolsonaro.

Michelle Bolsonaro foi vacinada nos EUA
Michelle Bolsonaro foi vacinada nos EUA - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por ter 39 anos, Michelle poderia ter sido a vacinada em Brasília. Na capital do Brasil, o imunizante está disponível para a faixa etária da primeira-dama desde o dia 23 de julho.

O caso repercutiu na CPI da Covid no Senado. O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), lamentou a decisão.

“A vacina que é aplicada nos Estados Unidos é a mesma que é aplicada aqui no Brasil. Então, ela poderia aqui ter se vacinado, mostrado aos brasileiros ela se vacinando, para dar um bom exemplo aos brasileiros e aí, sim, veríamos o patriotismo de verdade, não patriotismo da boca pra fora”, disse Aziz.

 

Declaração do presidente soa como desprezo ao sistema de saúde do Brasil
Declaração do presidente soa como desprezo ao sistema de saúde do Brasil - Agência Brasil

O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, enfatizou que a decisão desvaloriza o trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, em última instância, do próprio Ministério da Saúde –subordinado à presidência da República.

“[Primeira-dama] desvaloriza o esforço de milhares de cientistas, de milhares de profissionais de saúde por todo país. Lamentável e triste. Mais uma página triste da história nacional”, afirmou o senador.