Ela tem 2 anos e pensou que Michelle Obama fosse uma rainha

06/03/2018 18:32

A americana Jessica Curry estava com a filha de dois anos no National Portrait Gallery, em Washington, quando foi surpreendida por uma potente reflexão sobre representatividade iniciada pela pequena.

Era para ser somente um passeio para apresentar a filha um dos espaços culturais da cidade, quando a mãe notou que Parker não tirava os olhos de um quadro específico. Nele, estava a imagem de Michelle obama, ex-primeira-dama dos Estados Unidos.

“Parker estava em frente ao retrato e eu realmente queria que ela se virasse para mim, para que eu pudesse tirar uma foto dela. Ela genuinamente não quis se virar. Ela não queria cooperar, porque estava tão focada no retrato, fascinada”, relatou Jessica à CNN.

O momento viralizou nas redes sociais graças a um registro publicado por um visitante do museu, Ben Hines, que passeava pelo lugar com a mãe. Até o momento, o post do americano já ultrapassa as 25 mil reações, e mais de 35 mil compartilhamentos.

Donna Hines & I made a pilgrimage today and we were delighted to wait in line behind this fellow art lover & hopeful patriot.

Posted by Ben Hines on Thursday, March 1, 2018

“Donna Hines e eu fizemos uma peregrinação hoje e foi com muito prazer que esperamos na fila atrás desta colega de arte e patriota esperançosa”, escreveu ele.

Na foto, a pequena aparece bem em frente ao quadro, encantada e boquiaberta.

“Ao conversar mais tarde com Parker, eu percebi que ela achou que Michelle Obama fosse uma rainha, e que ela também quer ser uma rainha. Como mulher e negra, é muito importante que eu mostre a ela pessoas como ela que fazem história para que ela saiba que também pode fazer”, explicou a mãe.

O quadro em questão é criação de Amy Sherald, conhecida por retratar em suas telas temas de justiça social. A artista também compartilhou o registro da garotinha, acompanhado de um texto emocionante sobre representatividade na arte. No post, ela relembra a primeira vez que viu o retrato de um homem negro na parede.

“Eu sabia que queria ser uma artista, mas aquela pintura me fez ver que eu poderia ser uma artista. Representatividade importa”, relatou Amy.

Não demorou para que história chegasse até a ex-primeira-dama, que também compartilhou a imagem, emocionada, e conheceu Parker pessoalmente.

“Eu sei que impacto terá na vida delas, porque eu já fui uma dessas garotas”, declarou Michelle, que chegou a publicar um vídeo em que aparece dançando ao lado da pequena. “Parker, estou tão feliz de ter te conhecido. Continue sonhando grande, e quem sabe sabe um dia eu orgulhosamente verei um retrato seu”, escreveu.

Leia mais: