Mineradora anuncia situação de emergência em barragem de Araxá
As operações na barragem foram paralisadas até uma nova avaliação. A mineradora afirmou que está tomando todas as medidas de segurança necessárias.
Após auditoria realizada nesta sexta-feira (22), a americana Mosaic Fertilizantes declarou situação de emergência na barragem de rejeitos B1/B4, do Complexo Mineroquímico de Araxá, Minas Gerais. Após ser classificada como nível 1, foi acionado o Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração (PAEBM).
Segundo a Mosaic Fertilizantes, a barragem não está recebendo rejeitos da fabricação de concentrado fosfático.
De acordo com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) sobre a segurança de barragens, a classificação nível 1 representa uma anomalia que resulta em uma situação com potencial comprometimento da estrutura.
- Fertilizante ecológico pode reduzir dependência de importação
- Mariana, 5 anos: livro relembra o maior desastre ambiental do Brasil
- Brumadinho: quais as reivindicações dos atingidos um ano após desastre
- ANM diz que Vale escondeu que barragem em Brumadinho tinha problemas
As operações na barragem B1/B4 foram paralisadas até uma nova avaliação. A mineradora comunicou que está tomando todas as medidas necessárias para se encaixar aos novos padrões de segurança definidos pela ANM.
Segundo a Mosaic, a unidade está localizada ao lado oposto à Estância Hídrica do Barreiro e ao núcleo urbano do município, portanto, moradias não seriam afetadas em um cenário de rompimento.