Ministério da Saúde exclui gays de campanha e é criticado

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vetou peças de campanha que fizessem alusão aos homens homossexuais

Por: Redação | Comunicar erro
Crédito: Istock/CatLaneCollection of colorful condomsSelective focus; shallow DOF

A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) criticou, na última terça-feira, 26, a ausência de homossexuais e demais homens que fazem sexo com homens na campanha de prevenção à Aids do Ministério da Saúde, que será veiculada no período do carnaval.

Para a Associação “faltou o recorte conforme os públicos com maior risco de exposição ao vírus. Dados do Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS divulgado no final do ano passado, registram que as pessoas mais afetadas do sexo masculino foram os homossexuais. Em 2016, o grupo exibiu 51,7% dos casos diagnosticados e em 2017, este índice saltou para 53,6%. Já entre os heterossexuais, houve uma pequena queda no mesmo período (35,7% em 2016, e 34,1%, em 2017)”, apontou.

A entidade demonstrou preocupação com a população trans escanteada pelo ministério. “Embora o Boletim Epidemiológico não inclua pessoas trans, diversas pesquisas realizadas no Brasil apontam que essa população é a mais afetada pela epidemia. É importante evitar que o silêncio venha reforçar ainda mais os estigmas sobre esta população”, afirmou a ABIA.

“Seguiremos firmes em defesa da inclusão das populações mais vulneráveis e afetadas pela epidemia de HIV e AIDS nas campanhas do Ministério da Saúde. Também não abriremos mão de continuar a exigir um tratamento da sexualidade de forma mais aberta e de lutar em defesa dos direitos sexuais, dos direitos humanos e da manutenção e expansão do acesso à prevenção combinada para toda a população brasileira”, finalizou a entidade que reconheceu pontos positivos da campanha do Ministério da Saúde, como a linguem jovem eficaz que o material traz.

1 / 8
1
06:25
VazaJato: Moro chama integrantes do MBL de tontos e depois se desculpa
Em áudio publicado pelo perfil do Movimento Brasil Livre no Instagram o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, …
2
02:42
STF adia julgamento que pode tirar Lula da cadeia
O Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu adiar o julgamento do pedido de liberdade do ex-presidente Lula, que estava previsto para …
3
02:20
Novas regras para o uso de patinetes elétricas em SP
A prefeitura de São Paulo definiu novas regras para o uso de patinetes elétricas compartilhadas na cidade. Entre as  determinações …
4
08:30
Intercept: os principais pontos do depoimento de Moro no Senado
O ministro da Justiça, Sergio Moro, prestou esclarecimentos em audiência na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça do Senado) sobre …
5
04:04
E se Carlos Bolsonaro fosse gay?
O ex-deputado Jean Wyllys fez uma série de posts em sua rede social apontando que Carlos Bolsonaro, o filho 02 …
6
03:02
Empresas usaram disparos no WhatsApp durante eleição de Bolsonaro
Uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo mostra que empresas brasileiras contrataram uma agência de marketing na Espanha para …
7
01:49
Senado diz não e derruba o decreto de armas de Bolsonaro
O Senado votou na terça-feira, 18, o parecer que pede pela suspensão dos decretos que flexibilizam o porte e a …
8
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …