Ministério da Saúde exclui gays de campanha e é criticado

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vetou peças de campanha que fizessem alusão aos homens homossexuais

Crédito: Istock/CatLaneCollection of colorful condomsSelective focus; shallow DOF

A Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA) criticou, na última terça-feira, 26, a ausência de homossexuais e demais homens que fazem sexo com homens na campanha de prevenção à Aids do Ministério da Saúde, que será veiculada no período do carnaval.

Para a Associação “faltou o recorte conforme os públicos com maior risco de exposição ao vírus. Dados do Boletim Epidemiológico de HIV e AIDS divulgado no final do ano passado, registram que as pessoas mais afetadas do sexo masculino foram os homossexuais. Em 2016, o grupo exibiu 51,7% dos casos diagnosticados e em 2017, este índice saltou para 53,6%. Já entre os heterossexuais, houve uma pequena queda no mesmo período (35,7% em 2016, e 34,1%, em 2017)”, apontou.

A entidade demonstrou preocupação com a população trans escanteada pelo ministério. “Embora o Boletim Epidemiológico não inclua pessoas trans, diversas pesquisas realizadas no Brasil apontam que essa população é a mais afetada pela epidemia. É importante evitar que o silêncio venha reforçar ainda mais os estigmas sobre esta população”, afirmou a ABIA.

“Seguiremos firmes em defesa da inclusão das populações mais vulneráveis e afetadas pela epidemia de HIV e AIDS nas campanhas do Ministério da Saúde. Também não abriremos mão de continuar a exigir um tratamento da sexualidade de forma mais aberta e de lutar em defesa dos direitos sexuais, dos direitos humanos e da manutenção e expansão do acesso à prevenção combinada para toda a população brasileira”, finalizou a entidade que reconheceu pontos positivos da campanha do Ministério da Saúde, como a linguem jovem eficaz que o material traz.

Compartilhe:

1 / 8
1
01:03
Ex-presidente do Peru tenta suicídio após receber ordem de prisão
O ex-presidente do Peru Alan García morreu nesta quarta-feira,17, após atirar contra si mesmo em uma tentativa de suicídio em …
2
04:17
32% acreditam que câncer é causado por traumas, diz pesquisa
O jornal Folha de S. Paulo divulgou uma pesquisa feita pelo Instituto Oncoguia que revela uma situação preocupante: 32% dos …
3
04:45
Famosos fazem desabafo sobre depressão
Recentemente, o humorista Whindersson Nunes publicou uma série de posts em sua rede social desabafando sobre um sentimento profundo de …
4
01:32
Quem disse que não dá para surfar na cidade?
A Surf House Brasil é o lugar perfeito para você quer aprender a surfar ou ficou com saudade de pegar …
5
01:45
Catedral de Notre Dame: 8 séculos de história queimam em Paris
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Catedral de Notre Dame, em Paris. O local é um dos pontos turísticos …
6
02:29
Vídeo analisa a maior irresponsabilidade na vida de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro mandou desativar os radares de rodovias federais. Será que é uma boa ideia? A Folha de São …
7
05:43
Entenda a proposta de Bolsonaro para a educação domiciliar
O presidente Jair Bolsonaro assinou o projeto de lei que pretende regulamentar a educação domiciliar no país. Se aprovada pelo …
8
36s
Conheça o Norbert o cãozinho que faz todo mundo sorrir
Ele tem 17 cm e pesa 1,5 kg de pura fofura.