Morador do Rio diz que PMs agrediram irmão com esquizofrenia

O caso aconteceu dentro da própria casa da vítima; agora, a família abandonou o lar com medo de represália dos policiais

02/08/2019 12:38

Policiais militares do 41º BPM (Irajá) foram denunciados por um morador do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, que os acusa de terem agredido e chicoteado o irmão, que sofre de esquizofrenia, dentro da própria casa.

De acordo com informações do G1, O caso foi registrado na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e está sendo acompanhado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

O irmão da vítima afirmou que o caso aconteceu há cerca de uma semana. “Estava tendo operação. Aí a polícia foi perguntar aos moradores e começou a entrar nas casas. Encontraram o meu irmão deitado, dormindo. Acordaram ele com um tapa”, lembra.

Homem com esquizofrenia é agredido e chicoteado por PMs no Rio, acusa irmão da vítima
Homem com esquizofrenia é agredido e chicoteado por PMs no Rio, acusa irmão da vítima - reprodução/TV Globo

Após os tapas na cara, o irmão afirmou que os policiais deram início a uma sessão de tortura, com direito a chicotadas, a fim de saberem se bandidos passaram por lá. Porém, a vítima não conseguia falar pois sofre de esquizofrenia, uma doença da mente.

Ele ainda diz que a polícia destruiu a casa. “Jogaram as minhas coisas todas para o alto. Quebraram a casa toda, até o muro”, afirma. Procurados pelo homem, um PM que estava na operação disse que a instituição iria reaver os prejuízos causados. “Pegaram o meu contato, pediram o meu número.”

Após o caso, a família decidiu abandonar a casa onde moravam, por medo de represália dos policiais. A vítima foi medicada e está em recuperação.