ONU denuncia: polícia brasileira mata cinco pessoas por dia

Denúncia feita pela ONU na última quinta-feira, 10, chama atenção para a questão do racismo que envolve violência policial

Por: Redação Comunicar erro

Segundo denúncia feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), a polícia brasileira é responsável pela morte de cinco pessoas por dia. A acusação leva em conta os cerca de dois mil óbitos registrados em 2015, envolvendo, sobretudo, o assassinato da população negra. Nesta semana, a entidade já havia se pronunciado sobre a violência policial ocorrida no país.

Em declaração à imprensa, o Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Bin Hussein, ainda comentou a questão do racismo diretamente ligada à questão e critica o posicionamento do governo federal. “No Brasil, o governo tomou ações para lidar com os direitos sociais de pessoas afrodescendentes, especialmente no campo da educação”, reconheceu Zeid. “Apesar disso, foi amplamente informado sobre a insegurança que muitos jovens afro-brasileiros sentem diante da violência policial e da impunidade”, disse.

Reprodução (Latuff)
Em cinco anos, PM de São Paulo mata mais que todas as polícias dos EUA juntas

Modus Operandi ou exceção? 

Em semana marcada pelo debate sobre a violência dos agentes de segurança, na última terça-feira, 8, o relator da ONU para prevenção da Tortura, Juan Mendez, também manifestou repúdio à posição omissa dos governos estaduais e federal em relação ao tema. No texto, ele destaca que os homicídios por policiais não são exceção e fazem parte da cultura comportamental das corporações. Confira a matéria na íntegra.

1
04:12
Entenda a maior treta de Bolsonaro com o PSL
O líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO), afirmou, nesta quinta-feira, 17, que vai “implodir o presidente”Jair Bolsonaro. A …
2
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
3
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
4
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
5
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
6
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
7
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
8
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …