CORONAVÍRUS
Loading...
Últimas notícias e tudo que você precisa saberAtualizando informações
Infectados-
Mortes-
Recuperados-

ONU denuncia: polícia brasileira mata cinco pessoas por dia

Denúncia feita pela ONU na última quinta-feira, 10, chama atenção para a questão do racismo que envolve violência policial

Por: Redação

Segundo denúncia feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), a polícia brasileira é responsável pela morte de cinco pessoas por dia. A acusação leva em conta os cerca de dois mil óbitos registrados em 2015, envolvendo, sobretudo, o assassinato da população negra. Nesta semana, a entidade já havia se pronunciado sobre a violência policial ocorrida no país.

Em declaração à imprensa, o Alto Comissário da ONU para Direitos Humanos, Zeid Bin Hussein, ainda comentou a questão do racismo diretamente ligada à questão e critica o posicionamento do governo federal. “No Brasil, o governo tomou ações para lidar com os direitos sociais de pessoas afrodescendentes, especialmente no campo da educação”, reconheceu Zeid. “Apesar disso, foi amplamente informado sobre a insegurança que muitos jovens afro-brasileiros sentem diante da violência policial e da impunidade”, disse.

Reprodução (Latuff)
Em cinco anos, PM de São Paulo mata mais que todas as polícias dos EUA juntas

Modus Operandi ou exceção? 

Em semana marcada pelo debate sobre a violência dos agentes de segurança, na última terça-feira, 8, o relator da ONU para prevenção da Tortura, Juan Mendez, também manifestou repúdio à posição omissa dos governos estaduais e federal em relação ao tema. No texto, ele destaca que os homicídios por policiais não são exceção e fazem parte da cultura comportamental das corporações. Confira a matéria na íntegra.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.