Moradores de Heliópolis acusam polícia de mudar cena de morte
PM afirmou que vazamento de água eliminou vestígios
Os moradores de Heliópolis, na zona sul de São Paulo (SP), levantaram uma hipótese que pode mudar o desdobramento do caso envolvendo a morte de um homem em ação da Polícia Militar, no último domingo, 1º. Testemunhas alegam que a PM limpou a cena do crime.
De acordo com o G1, o homem tinha 38 anos, foi identificado como Alberto Gois, e sua morte se deu em decorrência de choque hemorrágico, após ele ser atingido de frente por dois tiros, um no peito e outro na barriga.
No mesmo dia de ação em Paraisópolis, PM matou um em Heliópolis
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
O boletim de ocorrência informou que o homem foi baleado por PMs, após correr em direção a eles com uma arma em punho e atirar. Porém, “o local [dos disparos] foi totalmente prejudicado em razão de um cano furado provavelmente por um disparo, que provocou um grande vazamento de água que arrastou vestígios”.
No documento consta que a cena do crime foi modificada também pela “atuação dos bombeiros que entraram no beco e realizaram procedimentos de praxe”.
VIOLÊNCIA POLICIAL
A violência policial ainda dá a tônica nas ruas da periferia do Brasil. É longe dos grandes centros econômicos das maiores cidades do país que homens fardados não servem ou muito menos protegem a população, em sua maioria, negra, migrante e pobre.
Por isso destacamos diferentes ferramentas de denúncia contra a violência policial_que, vale frisar, pode ir além da agressão física. Configura-se também pela intimidação moral, no uso ilegal e ilegítimo da força ou da coação.
Ouvidoria de Polícia
Recebe denúncias contra policiais militares e civis que, eventualmente, tenham cometido atos arbitrários ou ilegais; Faz a apuração das queixas. A denúncia pode ser feita anonimamente, por meio de carta e-mail ou telefone.
Corregedoria da Polícia Civil e da Polícia Militar
Criado para apurar desvio de conduta policial, órgão pode instaurar inquérito policial quando o crime é cometido por agentes de segurança e, neste caso, encaminhado à justiça comum.
Ministério Publico – MP
Tem como função processar infratores e fiscalizar ações de órgãos públicos envolvidos em investigação criminal, como polícia e órgãos de perícia.
Continue lendo no link abaixo: