Morre recém-nascido achado abandonado coberto por formigas em SP

O bebê estava com a placenta e o cordão umbilical ao ser resgatado na terça-feira em Serra Azul (SP)

13/11/2019 21:33

Um bebê recém-nascido achado abandonado coberto por formigas, em Serra Azul no interior de São Paulo, morreu, na madrugada desta quarta-feira, 13, no Hospital Santa Lýdia, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, na cidade de Ribeirão Preto (SP). As informações foram obtidas pelo ‘G1’.

Morre recém-nascido achado abandonado coberto por formigas em SP
Morre recém-nascido achado abandonado coberto por formigas em SP - Divulgação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o recém-nascido morreu por insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas. O bebê chegou ao hospital com desidratação profunda, lesões causadas pelas picadas de formigas e uma lesão nos olhos.

“Apesar de toda assistência dispensada, disponibilizando todos os recursos necessários, o resultado obtido não foi o que desejávamos, já que se tratava de um caso de extrema gravidade em um paciente com alta fragilidade”, afirmou, em nota, o Hospital Santa Lýdia.

O encontro

O recém-nascido foi encontrado pela diarista Marta Aguiar da Silva, no conjunto habitacional Benedito Giolo, em Serra Azul, quando voltava do mercado e viu uma manta na rua.

Segundo o ‘G1’, Marta achou que se tratava de um bicho morto e se assustou ao ver que era um bebê.  “Não dava para ver que era uma criança. Quando eu descobri, era um nenê. Ele olhou para mim e eu comecei a tremer, a chorar”, afirmou a diarista ao portal. O menino ainda estava com a placenta e o cordão umbilical.

A Polícia Militar busca imagens de câmeras de segurança para tentar identificar a pessoa que abandonou o recém-nascido no bairro.

O caso foi registrado na Polícia Civil como abandono de incapaz, com pena máxima de quatro anos de reclusão. Com a morte da criança, a tipificação do crime poderá ser alterada.

Infanticídio é crime

O Código Penal Brasileiro classifica infanticídio como um crime que muitas vezes se dá pela mãe, que durante o estado puerperal, mata o filho recém-nascido. Geralmente, o fato acontece decorrente de uma depressão pós parto. Como saber se sofro de depressão pós-parto?