Como saber se sofro de depressão pós-parto?

Você pode achar que isso não é normal, mas acredite: ter depressão moderada, ou mudanças repentinas de humor, são comuns em mães novas

Por: Redação | Comunicar erro

Ter um bebê é estressante. Não importa o quanto você tenha esperado por isso, ou o quanto de alegria que ele traz para a sua vida. O negócio é que muitas pessoas se esquecem de considerar a privação de sono, as novas responsabilidades que vêm com essa mini-pessoinha e a falta de tempo que a mãe tem por causa disso tudo. Então, não é uma surpresa quando nos deparamos com muitas mulheres que, durante o puerpério (primeiro mês após o parto) se sintam em uma montanha-russa emocional.

Nos últimos anos, a depressão pós-parto ganhou mais atenção da mídia e do público. Você pode até estar se perguntando se você, ou alguém que você conhece, está sofrendo desse transtorno. Em primeiro lugar, é importante entender que esse é um termo amplo que pode englobar uma série de emoções que uma mulher pode sentir depois de ter o bebê.

Só para se ter ideia, a categoria desses transtornos de humor no pós-parto são divididas em três subcategorias: o “baby blues”, a Depressão Pós-Parto (PPD) e a Psicose Pós-Parto (PPP).

Afinal: o que você tem é realmente depressão pós-parto?

depressão pós-parto
via Karen KleimanTradução:Se eu admitir que não quero ser mãe e que isso é um saco na maior parte do tempo, significa que não amo meu bebê?”

Mulher, você acabou de ter um bebê. Você esperava estar se deliciando com essa nova fase. Esperava estar comemorando a chegada dessa mini-pessoinha com seus amigos e familiares. Mas, em vez de celebrar, você sente vontade de chorar. De sumir da terra. De dormir e acordar só quando seu filho tiver 5 anos.

Você, e outras milhares de recém-mamães, estavam preparadas para a alegria e excitação da maternidade, e não para a exaustão, preocupação, ansiedade e choro. Você pode achar que isso não é normal, mas acredite: ter depressão moderada, ou mudanças repentinas de humor, são comuns em mães novas – tão comuns, na verdade, que tem até nome: baby blues.

Continue lendo aqui: Como saber se sofro de depressão pós-parto?

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela

1 / 8
1
03:29
O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos
Qual a responsabilidade que os pais têm em relação a ansiedade que seus filhos sofrem? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
2
01:33
Secreção vaginal: quais são os tipos e o que eles indicam
Ter secreção vaginal é normal? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala sobre quais os tipos de secreção vaginal e …
3
02:27
Escolhas que trazem longevidade
Se você pudesse escolher viver até os 100 anos, o que você faria? O Dr. João Paulo Nogueira, médico e fundador …
4
02:11
É importante tomar a vacina da hepatite?
O que é hepatite? e qual a importância em se vacinar contra esta doença? O Dr. Gonzalo Vecina, médico e fundador …
5
02:10
Como cuidar da saúde dos olhos
A saúde dos olhos depende de algum fator específico? A história de que comer cenoura faz bem para a visão, …
6
02:15
Os 3 níveis de estresse infantil
Quais são os níveis de estresses que uma criança pode ter? Como eles são classificados? A Dra. Ana Escobar, pediatra e …
7
06:25
O que você precisa saber sobre o HPV?
Quais os sinais que indicam o HPV? E como se prevenir deste vírus? A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra, fala …
8
03:04
O que fazer para ter uma boa velhice?
Quais hábitos podemos ter para chegarmos bem a terceira idade? O Dr. João Nogueira, médico e fundador do Horas da Vida, …