Como saber se sofro de depressão pós-parto?

Você pode achar que isso não é normal, mas acredite: ter depressão moderada, ou mudanças repentinas de humor, são comuns em mães novas

Ter um bebê é estressante. Não importa o quanto você tenha esperado por isso, ou o quanto de alegria que ele traz para a sua vida. O negócio é que muitas pessoas se esquecem de considerar a privação de sono, as novas responsabilidades que vêm com essa mini-pessoinha e a falta de tempo que a mãe tem por causa disso tudo. Então, não é uma surpresa quando nos deparamos com muitas mulheres que, durante o puerpério (primeiro mês após o parto) se sintam em uma montanha-russa emocional.

Nos últimos anos, a depressão pós-parto ganhou mais atenção da mídia e do público. Você pode até estar se perguntando se você, ou alguém que você conhece, está sofrendo desse transtorno. Em primeiro lugar, é importante entender que esse é um termo amplo que pode englobar uma série de emoções que uma mulher pode sentir depois de ter o bebê.

Só para se ter ideia, a categoria desses transtornos de humor no pós-parto são divididas em três subcategorias: o “baby blues”, a Depressão Pós-Parto (PPD) e a Psicose Pós-Parto (PPP).

Afinal: o que você tem é realmente depressão pós-parto?

depressão pós-parto
via Karen KleimanTradução:Se eu admitir que não quero ser mãe e que isso é um saco na maior parte do tempo, significa que não amo meu bebê?”

Mulher, você acabou de ter um bebê. Você esperava estar se deliciando com essa nova fase. Esperava estar comemorando a chegada dessa mini-pessoinha com seus amigos e familiares. Mas, em vez de celebrar, você sente vontade de chorar. De sumir da terra. De dormir e acordar só quando seu filho tiver 5 anos.

Você, e outras milhares de recém-mamães, estavam preparadas para a alegria e excitação da maternidade, e não para a exaustão, preocupação, ansiedade e choro. Você pode achar que isso não é normal, mas acredite: ter depressão moderada, ou mudanças repentinas de humor, são comuns em mães novas – tão comuns, na verdade, que tem até nome: baby blues.

Continue lendo aqui: Como saber se sofro de depressão pós-parto?

Texto escrito por Luisa Rodrigues e publicado no Superela

Em parceria com Superela

O Superela é uma plataforma comprometida em aumentar a autoestima das mulheres. Nós empoderamos elas através de conteúdo sobre amor, sexo, vida beleza e estilo, e uma comunidade de suporte emocional para elas, altamente engajada e do bem. <3