Morte de Marília Mendonça desperta brigas políticas e fake news
Desrespeito e insulto à memória da cantora sertaneja: quando o internauta não sabe a hora de parar de falar de política
A trágica morte da cantora Marília Mendonça, vítima de uma queda fatal de uma aeronave na tarde desta sexta-feira, 5, despertou nas redes sociais brigas políticas e muita fake news, envolvendo tanto “esquerda” quanto “direita”. Comentários desnecessários e absolutamente desrespeitosos nasceram de ambos os lados.
Marília Mendonça tinha 26 anos de idade e era uma das principais vozes da música brasileira. Sua morte gerou comoção nacional, fazendo com que celebridades e personalidades políticas das mais diversas possíveis manifestassem condolências a fãs, amigos e familiares.
Porém, na tentativa esdrúxula (para dizer o mínimo) de se “aproveitar” da tragédia, internautas pesaram a mão nos comentários. Não se sabe da veracidade das contas que fizeram as publicações, mas só delas terem surgido, já representa um enorme insulto à memória da cantora.
- Paulo Betti briga com Regina Duarte após atriz divulgar fake news
- Regina Duarte começa o ano com Fake News sobre faixa usada por Lula
- Para Polícia, piloto de Marília Mendonça não seguiu padrão de pouso
- A merda que vai continuar na Cultura se Bolsonaro for reeleito
Uma conta identificada como sendo de “Kron Freitas” fez um comentário relacionando à morte de Marília Mendonça ao fato de ela ter sido contra a campanha de Bolsonaro em 2018. “Justiça feita”, escreveu.
“Todos os artistas lacradores que atacaram o nosso presidente Jair Bolsonaro, homem abençoado por Deus, estão caíndo (sic) um a um, assim como o gayzista Paulo Gustavo. Essa aí foi a criadora do #Elenão. Justiça feita. Bolsonaro 2022”.
Uma outra conta que se identifica como “Ghutto Altíssimo”, e que já foi excluída do Twitter, fez a seguinte publicação:
“Confirmado: avião que carregava a cantora bolsonarista e transfóbica, Marília Mendonça, cai e cantora morre no acidente. Esse é o tweet”.
A própria Catraca Livre foi vítima de fake news. Uma conta não autorizada do Twitter, denominada “Catraca News”, que não tem nenhuma relação com a Catraca Livre, fez uma publicação da qual nos enojamos.
“Mais uma vítima do desgoverno Bolsonaro, Marília Mendonça sempre foi voz crítica ao fascismo que nos assola. Com o desmonte da cultura, os artistas dispõe de menos recursos e tem que economizar em estrutura e transporte, ocasionando acidentes como esse. Deus te receba, Marília!”, escreveu a conta “Catraca News” no Twitter.
A Catraca Livre não compactua com a publicação, e já entrou em contato com o Twitter para a remoção da conta.