Donos de carro em SP já podem imprimir CRLV sem sair de casa
Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito
Os proprietários de veículos com placas de São Paulo já podem imprimir o documento de licenciamento anual (CRLV) de suas próprias casas.
Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.
O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) pode ser impresso a partir do Portal de Serviços do Denatran ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Desde ontem a modalidade de receber o documento pelos Correios foi suspensa.
- Queda de cabelo? A culpa pode estar nessa dieta muito utilizada
- Entenda o que te coloca em risco de desenvolver demência
- Shopping Frei Caneca trabalha a criatividade das crianças nas férias em oficinas temáticas
- Saldão de Verão: smartwatch Samsung, Amazfit, Xiaomi e Huawei estão com até 40% OFF
Com isto, não será mais necessário ir a um posto do Detran ou do Poupatempo para emitir o documento.
Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o CRLV 100% digital tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização.
O CRLV 100% digital também já é realidade para os condutores do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins, além do Distrito Federal.
Antes do prazo
A pandemia do novo coronavírus fez o Serpro antecipar a integração com os sistemas dos Detrans. O prazo final era para que os órgão de trânsito do país disponibilizassem a opção de impressão do CRLV aos proprietários de veículos era 30 de junho.
Com a determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), agora, além de ter a facilidade de portar a versão digital do CRLV no celular pelo aplicativo CDT, o proprietário do veículo também pode imprimir o documento a qualquer momento e quantas vezes for necessário, sem se preocupar com perdas, roubo ou deterioração do documento.
No entanto, é importante que a impressão seja feita com qualidade, com o QR Code legível. Os condutores também poderão salvar o documento no celular, caso não tenham o aplicativo CDT.
Verificação da impressão
Se o próprio usuário quiser checar se a qualidade da sua impressão permite uma fácil leitura do QR Code, basta baixar o aplicativo VIO , disponível gratuitamente nas lojas Google Play ou App Store.
O Vio é o mesmo aplicativo utilizado pelas autoridades de fiscalização de trânsito. Basta fazer a leitura do QR Code localizado ao lado do código Renavam do documento.