Movimento “Eu quero o Belas Artes aqui”
Após a notícia do fechamento do Cine Belas Artes, divulgada na última quinta feira, 6, duas passeatas marcaram o começo da semana, e o início de um acontecimento em prol do clássico espaço para os próximos dias.
O movimento “Eu quero o Belas Artes aqui”, ganhou um blog, que visa divulgar as datas e horários das próximas manifestações, e notícias relacionadas com a luta travada pelos amantes do local. O grupo adicionou a palavra “aqui” para reafirmar o interesse pela continuidade da história de suas salas e de torná-lo patrimônio histórico, no cruzamento da Consolação com a Paulista.
No dia 10, segunda-feira, estudantes, jornalistas e professores universitários percorreram o trajeto do cinema ao vão do Trianon MASP com cartazes e inúmeros cadernos, onde coletaram mais de 800 assinaturas pelo caminho. Houve uma passeata às 14h, e outra às 19h.
- ‘Ainda Estou Aqui’: saiba onde ver o filme em São Paulo pagando mais barato
- Teatro Conchita de Moraes recebe espetáculo gratuito “Eu Telma” nesta sexta
- Cia de Achadouros promove cinco oficinas gratuitas com grandes nomes das artes cênicas
- Chuva em SP: 10 rolês baratos para esquecer o tempo lá fora
O próximo passo do grupo é uma reunião com a Ancine (Agência Nacional de Cinema), nesta quarta feira, dia 12, e um encontro no sábado, às 15h30 (concentração), na passarela que liga os dois lados da Consolação, a conhecida “Passagem literária”, ou ainda “Praça do Livreto”.
Segundo alguns organizadores dos protestos como o jornalista Eduardo Oliveira e o estudante de Ciências Sociais Caio Schlithler Rearte, a intenção é passar pelo cinema, descer a Consolação, e subir a Rua Augusta.
Antes, na sexta feira, 14, será a última oportunidade de participar do clássico “Noitão Belas Artes”. Para o evento, os participantes chamam o público para comparecer de pijama. “Durante esses 68 anos de existência do cinema que já deveria ser patrimônio dos paulistanos, o governo dormiu tranquilo, não fez nenhuma reivindicação”, explicou Eduardo Oliveira.
Mais: na segunda feira, dia 17, eles voltam a se encontrar em frente ao Belas Artes, às 19h, para novamente colher assinaturas e apoio de quem é contra a venda do espaço que irá se transformar em loja, caso essa triste notícia não seja revertida.
Quem quiser apoiar a causa basta estar presente em um desses dias e horários.
Acompanhe também o blog da campanha: www.querobelasartes.blogspot.com
_____________________________________________________________
Programação de encontros:
Dia 14, sexta feira. – Noitão Belas Artes de Pijama (acompanhe a programação no Catraca Livre)
Dia 15, sábado – concentração às 15h30 na Passagem Literária, saída às 17h do Cine Belas Artes.
Dia 17, segunda feira – 19h. – Passeata, concentração em frente ao Belas Artes.