Nova mudança traz alteração significativa nas condições do tempo
São Paulo tem curtos períodos de sol e presença de nuvens, o que inibirá um pouco a elevação das temperaturas
Neste domingo, 16, a madrugada em São Paulo foi marcada por muitas nuvens e temperaturas em torno de 17,2°C. Durante o dia, é esperado que ocorram períodos curtos de sol e variação de nuvens, o que pode inibir a elevação das temperaturas.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a máxima prevista é de 25°C e os menores índices de umidade do ar devem ficar próximos dos 60%. Não há previsão de chuva ao longo do dia, que encerra com aumento da nebulosidade.
Ainda de acordo com o CGE, até as 7h deste domingo, o acumulado de chuvas em abril foi de aproximadamente 31,1mm, o que corresponde a cerca de 49,3% da média histórica de 63,1mm esperados para o mês.
Previsão do tempo para os próximos dias
Segundo informações do CGE, é esperada uma significativa mudança nas condições climáticas a partir do início da próxima semana em São Paulo. Uma frente fria irá passar pela região, resultando em chuvas volumosas de intensidade moderada a forte entre terça-feira, 18, e quarta-feira, 19. O sistema frontal será originado pela formação de uma área de baixa pressão no sul do país.
Segunda
Na segunda-feira, 17, o céu deve amanhecer nublado e a temperatura por volta de 17°C. Durante a manhã, haverá sol entre as nuvens e a temperatura subirá, com máxima atingindo 27°C à tarde.
Os índices mínimos de umidade do ar serão em torno de 50%. A brisa marítima poderá gerar nuvens que resultam em pancadas de chuva de curta duração no final da tarde e início da noite.
Terça
Na terça-feira, 18, há uma condição pré-frontal, o que significa que as primeiras chuvas que antecedem a chegada da frente fria podem ocorrer pela manhã e se intensificar ao longo do dia.
É esperada chuva moderada a forte, com trovoadas, raios e ventos fortes. Por isso, há aumentando o risco de alagamentos, quedas de árvores e transbordamentos de córregos e rios na região metropolitana e capital.
Outono brasileiro
Desde o fim de março, começou o outono no hemisfério sul. Nesta estação no Brasil, além de uma esperada diminuição das chuvas, as noites apresentam uma queda de temperatura significativa, enquanto se eleva durante o dia, o que resulta em uma variação térmica relevante.
Quer saber quais são as temperaturas médias esperadas para a estação, de acordo com o divulgado pela CGE? Leia tudo aqui.