Mulher filma homem em vagão feminino no RJ e é agredida

Por: Redação | Comunicar erro

Em entrevista ao jornal O Globo, a locutora e violinista Cláudia Barcellos, de 51 anos, denunciou ter sido agredida na noite desta quarta-feira, dia 5, após filmar um homem dentro do vagão feminino no metrô do Rio de Janeiro. Os carros exclusivos para mulheres circulam nos dias úteis das 6h às 9h e das 17h às 20h. A Lei do Vagão Feminino, em vigor desde 2006, também é válida para trens.

Desde que começou a usar o metrô à tarde, há cerca de quatro meses, Cláudia Barcellos logo identificou que os vagões destinados às mulheres sempre estão lotados de homens e sem fiscalização efetiva. Por isso, decidiu usar seu celular para filmar e fotografar todos os dias essas cenas e enviá-las para a concessionária Metrô Rio, em busca de uma solução.

O vagão é destinado às mulheres nos dias úteis em dois horários
Crédito: Mario Roberto Duran OrtizO vagão é destinado às mulheres nos dias úteis em dois horários

Nesta semana, um homem de 50 anos ficou irritado por estar sendo filmado e deu um tapa no braço da violinista, derrubando seu smartphone no chão. Ela pegou o aparelho e continuou a registrar as imagens, mas ele a agrediu de novo. Depois da violência, um grupo de mulheres saiu em defesa da vítima, gritando e batendo nas janelas do trem para pedir ajuda aos seguranças.

O homem tentou fugir assim que abriu as portas, na Estação General Osório, em Ipanema, mas foi levado por agentes do metrô até a 14ª DP (Leblon). Em seguida, ele prestou depoimento e foi liberado.

Ao jornal, a concessionária Metrô Rio informou que, no caso do ataque a Cláudia, “um dos agentes de segurança interveio e conteve o agressor, até a chegada da polícia” e que “não tolera esse tipo de atitude e se solidariza com a vítima”.

A empresa também afirmou que cumpre a lei e oferece o vagão sinalizado com a cor rosa às mulheres. “Entretanto, a lei não confere poderes aos agentes de segurança para que eles retirem um homem do carro feminino”, completou.

Leia a matéria na íntegra.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:23
Paulo Guedes diz que renunciará se Previdência virar ‘reforminha’
O ministro Paulo Guedes (Economia) voltou a afirmar que se houver uma mudança muito radical na proposta original da reforma …
2
03:08
XP: Avaliação negativa do governo supera a positiva pela 1ª vez
De acordo com pesquisa da XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, dia 24, a avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro …
3
01:35
Governo libera o uso de mais 31 agrotóxicos no campo
O Ministério da Agricultura liberou o uso de mais 31 agrotóxicos nas lavouras do país. Entre eles, há produtos que …
4
02:33
Foto de manifestantes nus contra Bolsonaro é falsa
A foto de uma suposta manifestação de pessoas peladas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  que viralizou nas redes …
5
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
6
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
7
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
8
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …