Mulher trans é expulsa da Viradouro após tentar usar banheiro feminino

Milena Ravache foi retirada do local pelo segurança com muita truculência; presidente da escola se pronunciou

Milena Ravache, uma mulher trans, foi impedida de usar o banheiro feminino na quadra da Viradouro, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O fato aconteceu durante um ensaio técnico para o carnaval. Milena, inclusive, foi rendida por um dos seguranças do local e expulsa da escola de samba.

Mulher trans é expulsa da Viradouro após tentar usar banheiro feminino
Créditos: Reprodução/Instagram
Mulher trans é expulsa da Viradouro após tentar usar banheiro feminino

O caso foi registrado como constrangimento ilegal e preconceito. Um vídeo gravado na noite da última terça-feira, 31, mostra o momento em que a vítima é expulsa do local, rendida por um segurança.

“Minha amiga sendo retirada da Viradouro por não poder usar o banheiro. Uma mulher sofrendo transfobia. Mulher trans operada resignada é proibida de usar o banheiro feminino na Unidos do Viradouro no ensaio técnico. Sofrendo preconceito e sendo colocada para fora pelos seguranças de forma grosseira. Cadê os direitos do nosso povo LGBTQIA+?”, disse Eduardo Mello, amigo de Milena.

Marcelinho Calil, presidente da agremiação, afirmou  ao g1 que “atitudes como essas são injustificáveis”. O presidente afirmou ainda que “repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito”.

Pronunciamento Viradouro

“A Presidência e toda a diretoria da Unidos do Viradouro têm dado, ao longo dos anos, sucessivas demonstrações de respeito à diversidade de gênero e de combate a qualquer tipo de preconceito.

Estamos buscando contato com a frequentadora para que possamos convidá-la para uma conversa presencial.

Atitudes como essas são injustificáveis e garantimos que todas as medidas serão tomadas.

Ressaltamos que a Unidos do Viradouro repudia qualquer atitude discriminatória e que nossa quadra é lugar de diversidade e respeito. Nunca de discriminação.”