Mulheres do Planeta traz universo feminino para a OCA

Fotografias, pinturas, desenhos, textos e vídeos do artista francês Titouan Lamazou ocupam os quatro andares da Oca, a partir de 12 de maio. Retratos de refugiadas, camponesas, militantes, operárias, advogadas, artistas, nômades, modelos, professoras, empresárias e outras, exemplificam a força da mulher atual, independente da aparência física, nacionalidade, origem étnica ou religião. Titouan retrata a força e a beleza natural da mulher contemporânea.

Por Redação
14/05/2009 08:14 / Atualizado em 14/03/2013 14:07

O artista francês Titouan Lamazou apresenta a exposição “Mulheres do Planeta”, de 11 de maio (abertura para convidados) a 11 de julho, na Oca, no Parque do Ibirapuera, integrando as comemorações do Ano da França no Brasil. Com mais de 200 perfis, a mostra faz um amplo painel da mulher contemporânea por meio da fotografia, pintura, vídeo, texto e desenho realizados pelo artista durante sete anos de viagens pelos cinco continentes do mundo.

A exposição chega ao país após ter sido exibida, entre outubro de 2007 e junho de 2008, no Museu da Humanidade (Palais de Chaillon), em Paris, com público recorde de 230 mil visitantes. Uma das exibições mais visitadas na França naquele ano de um artista vivo, agora chega ao Brasil de forma ampliada, com cerca de 3 mil obras e 50 filmes, ocupando o espaço da Oca com 6 mil m².

É a primeira vez que as obras saem da França. A  mostra foi preparada pelo artista especialmente para o espaço da Oca, com cenografia especialmente desenhada por Vincent Beaurin e por Titouan, para harmonizar com a arquitetura de Oscar Niemeyer.

Galeria de imagens do artista: