“Música no Museu” traz clássicos da canção popular e erudita
Semanalmente, o MCB realiza projeto que estimula a divulgação de instrumentistas
Cultivando a pluralidade musical de instrumentistas contemporâneos, o projeto Música no Museu, realizado no Museu da Casa Brasileira (MCB), promove apresentações nas manhãs dominicais, a partir das 11h, com entrada Catraca Livre.
No mês de novembro, o público entra em contato com atrações como a sinfonia da Big Band da EMESP Tom Jobim, os arranjos de Heitor Villa Lobos revisitados por Amilton Godoy e Gabriel Grossi, entre outras atrações que celebram mestres da canção popular e erudita.
Confira a programação completa deste mês nas abas abaixo:
Dia 4
Dia 4, às 11h
Sob a coordenação do músico Eduardo Neves, a Big Band da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim) oferece aos jovens instrumentistas a possibilidade de tocar em naipes, improvisar, escrever arranjos e conhecer os diversos gêneros de composição que historicamente se desenvolveram para esta formação.
Dia 11
Dia 11, às 11h
Ao lado de Ferdinand Mel nos teclados, Flaubert Viana no saxofone, Josué Costa no violão e Bruno Moreno na bateria, o contrabaixista Julio Medeiros apresenta composições próprias como “Solar da Serra” e “Choro de Clara”, além de releituras de clássicos como “Baião” (Luiz Gonzaga/ Humberto Teixeira), registradas no disco “Som d’Arquitetura”.
Dia 18
Dia 18, às 11h
O Duo Rafael Cardoso e Pedro Macedo traz o vasto universo da música latino-americana escrita originalmente para violão. A partir do encontro destes dois instrumentistas de formações distintas, músicas conhecidas ganham novas roupagens que evidenciam a riqueza de detalhes rítmicos e melódicos de cada composição. Serão apresentados temas registrados no CD “SIR”, lançado em 2012, além de peças do maestro Edmundo Villani-Côrtes.
Dia 25
Dia 25, às 11h
Para encerrar as apresentações de novembro, Amilton Godoy e Gabriel Grossi apresentam o projeto Villa-Lobos Popular, que mostra ao público uma releitura de peças do maestro Heitor Villa-Lobos, um dos mais destacados representantes da música brasileira. Arranjos elaborados pelo duo em piano e harmônica evidenciam os elementos da nossa cultura presentes nesta obra, que alimentou toda a produção musical das últimas gerações.