Música, teatro, dança, arte circense no centro

A partir desta sexta-feira, 31, o centro da cidade de São Paulo será palco de mais uma programação com entrada Catraca Livre. É que o projeto “No Centro da Arte”. O trabalho reúne espetáculos de música, teatro, dança, arte circense, busca fazer com que a população visite com mais frequência o centro da capital. Participam até o dia 1º de agosto “Toninho Ferragutti” e “Choronas”. Ambos interpretam choro e música contemporânea na Praça do Patriarca.

divulgação
Choronas

Choronas – Grupo formado por Gabriela Machado (flauta transversal), Ana Cláudia César (cavaquinho), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Roseli Câmara (percussão), que tocam ritmos próprios da música brasileira: choro, baião, maxixe e samba. As musicistas mesclam obras consagradas e pouco conhecidas do grande público, tradicionais e recentes. Criado em 1994, tem se apresentado em diversos espaços culturais no Brasil e no exterior, também solando a frente de orquestras como a Banda Sinfônica Jovem e a Jazz Sinfônica Jovem.

Toninho Ferragutti
– O artista proporciona uma visão panorâmica da música popular e contemporânea brasileira. Refazendo gêneros em que o acordeão é marca registrada, aliando ao choro, forró, gafieira e chamamés. Já trabalhou com importantes artistas brasileiros e internacionais como: Elba Ramalho, Dominguinhos, Marisa Monte, Gilberto Gil, Chico Cezar, Antonio Nóbrega, Sergio Reis, Nico  Assunção, Toninho Horta, Hermeto Paschoal, Roberto Sion,  Seigen Ono, Antonio Placer e Maria João.

Confira as outras programações

[tab:14 e 15/08]
“Asas”, com a Cia. dos Pés.
Local: Prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, 18h. Grátis.
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112, Centro. Grátis.

A Cia. dos Pés se expressa através da dança e do teatro contemporâneo. A companhia é composta por atores, bailarinos e atletas, que pesquisam as artes cênicas utilizando elementos e técnicas de escalada esportiva. A experimentação de espaços inusitados e a inversão do horizontal possibilitam o questionamento do real e aproxima o real do sonho.

04 e 05/09
“Cidade dos Sonhos”, com a Cia. Cênica Nau de Ícaros – Teatro de Rua.
Local: Praça do Patriarca, Centro. 12h30. Grátis.
A Cia. Cênica Nau de Ícaros alia práticas circenses ao teatro e a dança. O trabalho da companhia se caracteriza por lançar, através de uma linguagem circense, um olhar contemporâneo para a cultura popular brasileira. “Cidade dos Sonhos” é o mais novo espetáculo do grupo.

02 e 03/10
Palestra e demonstração com a grafiteira Nina Pandolfo
Local: Praça do Patriarca, Centro. 12h30. Grátis.

Nina Pandolfo é  uma das mais importantes representantes da street art brasileira. Com imagens coloridas, trabalha com pinturas em murais e telas, utilizando os mais diversos materiais, como látex, resina, plástico e tecido. O intuito da palestra é incentivar e despertar o conhecimento e o interesse nesta forma de arte. A demonstração terá a participação do artista gráfico Finok.

06 e 07/11
“O Básico do Circo”, com o Núcleo Pavanelli de Teatro e Circo
Local: Praça do Patriarca, Centro. 12h30. Grátis.

O Núcleo Pavanelli é um grupo de teatro de rua e circo que tem como proposta pesquisar uma dramaturgia, interpretação e estética, voltadas para a rua como espaço cênico, levando em conta suas especificidades. O grupo tem como meta estimular a formação de grupos e levá-los a pensar a rua e os espaços públicos como palco.

04 e 05/12
Dança Flamenca – Escenas Flamencas, com o Grupo Raies.
Local: Praça do Patriarca, Centro. 12h30. Grátis.

O Grupo Raies é  reconhecido como um dos melhores do Brasil na arte flamenca. O sucesso deve-se muito a experiência e criatividade de seus profissionais. As músicas são tocadas ao vivo com participação de violões (as guitarras flamencas), percussão, palmas e cantores. “Escenas Flamencas” propõe reunir o tradicional e o moderno da música e dança flamenca.

Por Redação