Não é preciso assessoria para salário-maternidade, apesar de famosos indicarem

Todo o processo pode ser feito 100% de graça e online nas páginas do próprio INSS

Influenciadores digitais estão fazendo propaganda nas redes sociais divulgando empresas que oferecem assessoria para retirada do salário-maternidade e nos últimos dias passaram a ser alvos de muita crítica.

Famosos indicam assessoria para salário-maternidade sem necessidade
Créditos: Reprodução
Famosos indicam assessoria para salário-maternidade sem necessidade

Os ex-BBBs Viih Tube e Eliezer, as atrizes Cláudia Raia e Tatá Werneck, as cantoras Maiara e Maraísa, e influenciadores como Mirella, Evelyn Regly e Vivi estão entre os famosos que aderiram ao projeto publicitário da Serra Ribeiro Assessoria.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concebe o benefício gratuitamente para quem se afasta de suas atividades laborais pelo nascimento de um filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção – o nome deste benefício é salário-maternidade.

A Serra Ribeiro Assessoria, registrada em Londrina (PR), conta com 610 mil seguidores no Instagram e afirma ser uma “assessoria especializada em salário-maternidade”. Ela contrata influenciadores digitais, celebridades para divulgar o serviço de assessoria, no qual a empresa cobra uma quantia ao auxiliar o beneficiário no processo de solicitação do pedido ao INSS, no caso de êxito.
O detalhe fundamental aqui é que todo o processo pode ser feito 100% de graça e online nas páginas do próprio INSS.

A cobrança de valores é alvo de crítica nas redes sociais. Usuários defendem que parte dos beneficiários do auxílio-maternidade são pessoas de baixa renda que, em muitas ocasiões, não sabem que têm direito ao serviço de forma gratuita e acabam contratando uma assessoria.

“Atenção mamães e gravidinhas que me acompanham, tenho uma super dica para vocês. Vocês sabiam que podem ganhar até R$ 4 mil de auxílio-maternidade? Entre neste link que a Serra Ribeiro Assessoria vai cuidar de tudo para vocês. Eles já liberaram milhares de benefícios de uma forma prática, segura e rápida para muitas mamães e gravidinhas. Vale muito a pena”, afirma Viih Tube em um dos vídeos divulgados no perfil da Serra Ribeira.

Vale destacar, que desde 2023, o INSS tem alerta para golpes relacionados ao salário-maternidade.

“Sites e redes sociais que oferecem facilidades e mesmo se apresentam como canais para conseguir o salário-maternidade não são canais oficiais e devem ser vistos com desconfiança, pois podem representar risco à segurança de dados dos cidadãos”, já informava o órgão em nota publicada em 2023.

Importante destacar que o INSS não utiliza intermediários para a concessão do salário-maternidade, não cobra multas ou dinheiro de adiantamento para que o salário-maternidade seja liberado.

“É sempre importante lembrar que não se deve fornecer dados pessoais, como CPF, nome, data de nascimento, etc. em sites de origem desconhecida”, informa o INSS.