CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Netflix vai ao STF para manter vídeo do Porta dos Fundos no ar

A Netflix afirma que “a decisão do desembargador tem efeito equivalente ao da bomba utilizada no atentado terrorista: "O silencio por meio do medo"

Por: Maíra Campos

A Netflix foi ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 9, pedir a liberação do “Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo” que teve a exibição do vídeo suspensa na plataforma de streaming por decisão da Justiça do Rio de Janeiro, nesta quarta, 8, atendendo ao pedido de uma associação católica.

netflix porta dos fundos
Crédito: DivulgaçãoNetflix vai ao STF para manter vídeo do Porta dos Fundos no ar

O desembargador Benedicto Abicair, da 6ª Câmara Cível decidiu ontem que “por todo o exposto, se me aparenta, portanto, mais adequado e benéfico, não só para a comunidade cristã, mas para a sociedade brasileira, majoritariamente cristã, até que se julgue o mérito do Agravo, recorrer-se à cautela, para acalmar ânimos, pelo que concedo a liminar na forma requerida”.

A Netflix afirma que “a decisão do desembargador tem efeito equivalente ao da bomba utilizada no atentado terrorista à sede do Porta dos Fundos: 0 silencio por meio do medo e da intimidação”. A empresa também classifica a suspensão como censura.
“A verdade é que a censura, quando aplicada, gera prejuízos e danos irreparáveis. Ela inibe. Embaraça. Silencia e esfria a produção artística”, diz.

O ministro Gilmar Mendes é o relator do pedido, mas como o Supremo está em recesso e só volta as atividades normais em fevereiro, a ação foi distribuída ao presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. Ele pode julgar as questões que ele considerar urgentes.

Para a Netflix, a decisão do tribunal desobedece a um entendimento anterior do STF. “Tal ingerência judicial sobre o conteúdo cinematográfico equivale, ainda, a verdadeira censura ampla e geral. É que as decisões reclamadas, caso mantidas, têm o condão de causar um efeito silenciador no espectro da liberdade de expressão sobre outros conteúdos”, afirma.

Por que o vídeo do Porta dos Fundos na Netflix está incomodando tanto?

O especial de Natal está no ar desde dezembro. Nele, Jesus – interpretado por Gregório Duvivier – é surpreendido com uma festa de aniversário ao completar 30 anos, ao voltar do deserto acompanhado do namorado, Orlando (Fábio Porchat). O enredo gerou revolta de religiosos.

Em 24 de dezembro, a sede da produtora foi atacada com coquetéis molotov em retaliação ao especial que tem 46 minutos de duração. Um grupo de integralistas assumiu a autoria do ataque.

Por: Maíra Campos

Jornalista, crente na transformação da sociedade num lugar justo e igualitário. A louca do carnaval carioca, inimiga do fim de qualquer rolê, além de gorda e maravilhosa

1
E se Bolsonaro foi contaminado com coronavírus?
O que não passava de pura especulação e teoria da conspiração tem ganhado ares de verdade com novos capítulos envolvendo …
2
Coronavírus: Câmara aprova auxílio de R$600 para pessoas de baixa renda
A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira, 26, uma medida que prevê o pagamento de R$600 para trabalhadores de baixa …
3
Bolsonaro e o coronavírus: um presidente na contramão do mundo
O pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na noite de terça-feira, 24, pegou de surpresa integrantes do governo e …
4
Entenda a MP da Morte: da polêmica e revogação por Bolsonaro até o erro de redação de Guedes
Em apenas uma canetada o presidente Jair Bolsonaro autorizou empresas a suspenderem contratos com seus empregados por 4 meses, sem …
5
Coronavírus no RJ: a situação dos transportes e dos comércios
O Rio de Janeiro adotou medidas mais severas para conter o avanço do novo coronavírus. O governador do estado, Wilson …
6
Eduardo Bolsonaro cria crise diplomática ao culpar a China pelo coronavírus
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) meteu o pé pelas mãos, botou a culpa do coronavírus totalmente na China e …
7
Coronavírus: Bolsonaro anuncia medidas de emergência para conter a doença
Durante uma live nesta quarta-feira, 18, O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou novas medidas na área econômica, na saúde …
8
Coronavírus em SP: comércios fechados e transportes interrompidos no ABC
São Paulo é o estados mais afetados pelo novo coronavírus no país. Para tentar conter o avanço da doença, medidas …