“Ninjas” do jornalismo travam guerrilha pela liberdade da mídia

Narrativas independentes, jornalismo e ação é o que prega o movimento que propõe uma verdadeira guerrilha em prol do "midialivrismo"

Por: Redação Comunicar erro

Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. É assim que se define o movimento NINJA, que pretende, sem medo nem receio, propor um contraponto à tradicional forma como as notícias chegam ao grande público.

NINJA - reprodução
“Já não precisamos de veículos, somos os veículos” é o que defendem os “Ninjas”

A proposta é dar força a algo que já acontece, mas que encontra grande dificuldade: a divulgação de notícias de forma alternativa e independente. Mas não se trata apenas do compartilhamento de informações via redes sociais, e sim de algo mais ousado.

A sugestão do grupo é que as pessoas passem a agir como jornalistas e guerrilheiros, se colocando mais próximas à origem dos fatos e a fontes que, geralmente, ficariam de fora das reportagens “tradicionais” da grande imprensa. O objetivo final é contribuir para a construção de uma rede internacional de jornalismo independente.

Ninjas de guerrilha

O movimento chamado de “midialivrismo”, pela liberdade e independência das mídias, teve como “laboratório” uma cobertura jornalística de imersão feita em 11 aldeias Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul por dois membros da rede Fora do Eixo. A iniciativa dos midiativistas Rafael Vilela e Thiago Dezan rendeu um material diverso e diferenciado, com fotos e vídeos que foram exibidos e divulgados em sua página Coluna PósTV Guarani Kaiowá.

Essa experiência contribuiu para a consolidação do projeto “midialivrista” NINJA. Em sua primeira missão, o grupo enviou uma equipe para cobrir o Fórum Social Mundial de 2013, na Tunísia. Agora, outra equipe vai até a terceira cidade com o maior número de homicídios no Brasil, Marabá – PA.

O resultado dessas viagens pode ser acompanhado na página do grupo no Facebook e pela página da #PosTV. Setramings, fotos, vídeos e textos são postados pelos ninjas em tempo real.

1
08:00
Lava Jato usou denúncia contra Lula para abafar crise de Janot e Temer
A matéria mais recente da Vaza Jato publicada pelo site The Intercept Brasil mostra diálogos entre os procuradores da força-tarefa …
2
04:04
O que se sabe sobre as manchas de óleo no litoral do Nordeste
Nos últimos dias de agosto, manchas de óleo começaram a aparecer em praias do litoral do Nordeste. O problema começou …
3
03:39
Bolsonaro nega envolvimento no caso das candidaturas laranjas do PSL
Durante um de seus encontros recentes com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que não tem nenhuma …
4
02:55
STF quer verificar a veracidade dos diálogos entre procuradores e Moro
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, quer verificar a autenticidade das conversas trocadas entre procuradores da Lava …
5
05:39
Por que o STF e a Operação Lava Jato estão em clima de guerra?
A tensão existente entre a Operação Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal (STF) não é nenhuma novidade. O problema …
6
03:56
A verdadeira face de Ysani Kalapalo
A presença da jovem indígena Ysani Kalapalo na comitiva do presidente Jair Bolsonaro à ONU, na semana passada, ainda causa …
7
06:40
Trump pode sofrer impeachment?
A abertura de um processo de impeachment contra o presidente norte-americano, Donald Trump, se tornou um dos assuntos mais comentados …
8
15:16
ONU: Bolsonaro elege socialismo, mídia e países europeus como alvos
O presidente Jair Bolsonaro fez, nesta terça-feira, dia 24, seu primeiro discurso na Assembleia Geral da ONU (Organizações das Nações …