“Ninjas” do jornalismo travam guerrilha pela liberdade da mídia

Narrativas independentes, jornalismo e ação é o que prega o movimento que propõe uma verdadeira guerrilha em prol do "midialivrismo"

Por: Redação | Comunicar erro

Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação. É assim que se define o movimento NINJA, que pretende, sem medo nem receio, propor um contraponto à tradicional forma como as notícias chegam ao grande público.

NINJA - reprodução
“Já não precisamos de veículos, somos os veículos” é o que defendem os “Ninjas”

A proposta é dar força a algo que já acontece, mas que encontra grande dificuldade: a divulgação de notícias de forma alternativa e independente. Mas não se trata apenas do compartilhamento de informações via redes sociais, e sim de algo mais ousado.

A sugestão do grupo é que as pessoas passem a agir como jornalistas e guerrilheiros, se colocando mais próximas à origem dos fatos e a fontes que, geralmente, ficariam de fora das reportagens “tradicionais” da grande imprensa. O objetivo final é contribuir para a construção de uma rede internacional de jornalismo independente.

Ninjas de guerrilha

O movimento chamado de “midialivrismo”, pela liberdade e independência das mídias, teve como “laboratório” uma cobertura jornalística de imersão feita em 11 aldeias Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul por dois membros da rede Fora do Eixo. A iniciativa dos midiativistas Rafael Vilela e Thiago Dezan rendeu um material diverso e diferenciado, com fotos e vídeos que foram exibidos e divulgados em sua página Coluna PósTV Guarani Kaiowá.

Essa experiência contribuiu para a consolidação do projeto “midialivrista” NINJA. Em sua primeira missão, o grupo enviou uma equipe para cobrir o Fórum Social Mundial de 2013, na Tunísia. Agora, outra equipe vai até a terceira cidade com o maior número de homicídios no Brasil, Marabá – PA.

O resultado dessas viagens pode ser acompanhado na página do grupo no Facebook e pela página da #PosTV. Setramings, fotos, vídeos e textos são postados pelos ninjas em tempo real.

1 / 8
1
01:37
Lobão rompe com Bolsonaro: “Esse cara não me representa”
Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o cantor e compositor Lobão falou sobre sua decepção com Jair Bolsonaro e …
2
01:33
Milícias digitais perseguem MBL após críticas a Bolsonaro
O MBL (Movimento Brasil Livre) deixou de ser aliado para se tornar o novo alvo das milícias digitais pró-Bolsonaro. O …
3
03:41
Manifestação releva descompasso entre o Bolsonaro e a direita
A manifestação marcada para o próximo domingo, dia 26, aparentemente, gerou um desequilíbrio entre os grupos de direita apoiadores do …
4
01:29
Barragem da Vale em Barão de Cocais pode romper a qualquer hora
A barragem da mina do Gongo Soco, localizada em Barão de Cocais, em Minas Gerais pode romper a qualquer momento. …
5
03:36
A mentira do “Sistema” que dificultaria o governo de Bolsonaro
Em uma mensagem divulgada pelo Whatapps na última semana, Bolsonaro disse que o Brasil é "ingovernável" sem "conchavos" e destacou …
6
02:18
Entenda a balbúrdia de Bolsonaro com as manifestações de rua
Um manifestação em apoio ao governo de Jair Bolsonaro e de sua agenda de reformas está marcada para o próximo …
7
04:17
Estadão, Folha e O Globo apontam possível queda de Bolsonaro
Os jornais O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo - de maior circulação no país - …
8
04:56
Maconha e nudez usadas no WhatsApp contra universidades
Entenda como o pensamento de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro, impactou e instaurou uma crise generalizada em uma …