Noel Rosa revive no Museu da Língua Portuguesa

Por: Keila Baraçal
divulgação
Caricatura de Noel Rosa

O samba, a voz, a simpatia e a inteligência do cantor Noel Rosa serão revividos na tarde deste sábado, 13, durante o Sarau Chama Poética, no Museu da Língua Portuguesa, no centro da cidade. A homenagem começa às 15h, no Espaço Café do Museu e é Catraca Livre.

Para colocar o projeto em prática, participa do encontro o poeta e ator Alex Dias. Para ele, ficou a função de declamar poemas de Noel Rosa, Orestes Barbosa e Manuel Bandeira. Dias também reviverá, ao lado da atriz Fernanda Conrado, os momentos das novelas de rádio.

Já ao músico Mário Feres caberá a homenagem a Noel quando tocar canções como “Feitiço da Vila”, “Você Só Mente”, “O x do problema” e “Feitio de Oração”. Outra atração do Sarau Chama Poética será o músico e escritor Guca Domenico, cantando os clássicos “Gago Apaixonado”, “A.B.Surdo”.

Noel é um dos principais compositores da música brasileira e integrou o time de sambistas do Rio de Janeiro durante os anos 30, ao lado de Wilson Batista, Lupicínio Rodrigues, Francisco Alves, Braguinha entre outros. Nasceu em Vila Isabel, em 1910, fez diversas composições, mas faleceu cedo, aos 26 anos, vítima de tuberculose.