Novo primeiro-ministro do Canadá apresenta gabinete igualitário em gênero
Enquanto no Brasil a Câmara dos Deputados vota projetos que privam as mulheres de seus diretos, como o PL que criminaliza meios abortivos, no Canadá temos um cenário bem diferente.
Para começar, o novo primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, de 43 anos, que tomou posse em Ottawa na última quarta-feira, dia 4, apresentou um gabinete igualitário em gênero formado por 15 ministras e 15 ministros. Confira aqui cada um deles.
Ele derrotou o conservador Stephen Harper, depois de superá-lo em diversas pesquisas em uma longa campanha eleitoral. Quando perguntado sobre o porquê da escolha mista de seu governo, ele respondeu: “Porque é 2015”.
Justin Trudeau: “Because it’s 2015”Asked why he went with gender equality in his cabinet today, Justin Trudeau said: “Because it’s 2015.” http://www.cbc.ca/1.3300699
Posted by CBC News on Wednesday, November 4, 2015
O premiê se tornou, então, um símbolo importante desta mudança. Só para destacar, Trudeau elegeu como ministra da Justiça Jody Wilson-Raybould, uma indígena canadense que chefiou as Primeiras Nações da Columbia Britânica. É a primeira vez que isso acontece.
Trudeau é filho do primeiro-ministro Pierre Trudeau, que liderou o país de 1969 a 1984 e trouxe leis avançadas sobre o aborto, o divórcio e a homossexualidade. Em uma entrevista ao Huffington Post, Trudeau também disse estar comprometido com a legalização e a regulamentação da maconha, inclusive.
No Canadá o sistema de governo é o parlamentarismo, ou seja, as funções do primeiro-ministro são semelhantes às do presidente no Brasil. Ele é o chefe de governo e cuida do desenvolvimento socioeconômico, defesa e das relações exteriores do país, por exemplo.