Número de mortos pela polícia no RJ passa de mil em 2017

A 14 dias do fim do ano, polícia carioca responde pela morte de 1.035 pessoas e pode ultrapassar marca de 2009, quando 1.048 homicídios foram registrados

Por: Redação | Comunicar erro

Em meio aos números de guerra registrados em 2017 no Rio de Janeiro, o Instituto de Segurança Pública do estado (ISP) anunciou na última sexta-feira, 15, mais um dado alarmante sobre o caos urbano vivido na capital fluminense: 1.035 pessoas foram mortas pela polícia entre janeiro e novembro deste ano.

O número, ainda em aberto, supera a marca de 2016, quando 920 mortes foram registradas na cidade. Segundo o levantamento, o número de mortos pela polícia no Rio pode alcançar a maior taxa desde 2009 , quando 1.048 homicídios foram contabilizados.

Crédito: Getty ImagesRio de Janeiro registrou 127 mortes de policiais em 2017: 22 eram policiais reformados. Dos policiais da ativa, 27 estavam de serviço quando foram mortos e 78 estavam de folga

Policiais assassinados e índice de letalidade no RJ 

O ano também ficou marcado pelo alto número de policiais mortos durante o trabalho: 27 em quase 12 meses; somado ao número de PMs mortos durante folga, 127 policiais perderam a vida em 2017.

Segundo o relatório, homicídios envolvendo policiais representam 20,9% do número de mortes por agressão no estado em novembro deste ano, que somou 599 assassinatos.

Entre o índice de letalidade violenta no Rio de Janeiro, os homicídios decorrentes de ação policial aumentaram 3,1%; enquanto outros crimes apresentaram queda: homicídios (menos oito vítimas), latrocínios (menos duas vítimas) e lesão corporal seguida de morte (menos três vítimas).

Veja também:

1 / 8
1
03:54
Bancada do PSL passa vergonha ao convocar e desconvocar Glen Greenwald
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou na quarta-feira, dia 12, um requerimento na Comissão de Segurança Pública da Câmara …
2
03:48
O melhor jornal do mundo faz a pior reportagem para Bolsonaro
Essa é a pior reportagem já publicada num jornal estrangeiro contra Jair Bolsonaro. Por dois motivos: saiu no mais importante …
3
03:47
A estranha conexão entre o caso Najila Trindade e Sérgio Moro
O jornalista Gilberto Dimenstein publicou em sua coluna no site Catraca Livre um texto em que conecta dois casos de …
4
03:04
Entendas os possíveis impactos do vazamento das mensagens de Moro
O site The Intercept Brasil divulgou trechos de mensagens trocadas entre o então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, …
5
02:00
Tire todas as dúvidas sobre a doação de sangue
O frio chegou para te lembrar sobre a importância de doar sangue. Uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas! Durante …
6
02:58
O que revela a foto de Bolsonaro ao lado de Neymar
O presidente Jair Bolsonaro postou uma foto ao lado de Neymar após o amistoso entre Brasil e Qatar, que aconteceu …
7
05:25
Projeto pode acabar com multa no transporte de criança sem cadeirinha
De acordo com o projeto de lei entregue pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, dia …
8
02:00
Maior parte dos brasileiros é contra flexibilização das armas
Uma pesquisa divulgada pelo Ibope aponta que a maior parte dos brasileiros não apoia a flexibilização do porte e da …