O que o PT tem a dizer sobre a condenação do ex-presidente Lula
O partido chama a condenação de perseguição e ataca juiz Sergio Moro
O Partido dos Trabalhadores (PT) se pronunciou, em nota, sobre a condenação do ex-presidente Lula dizendo que isso é um “ataque à democracia”. A medida, para a direção nacional do partido, é “equivocada, arbitrária e absolutamente ilegal”.
Lula foi condenado nesta quarta-feira, 12, a 9 anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Sentença foi dada pelo juiz Sergio Moro, que encabeça a Operação Lava Jato.
O PT também chamou Moro de parcial e prestador de contas aos meios de comunicação e a opinião pública. “A sentença está baseada exclusivamente em delações premiadas negociadas ao longo de meses com criminosos confessos, e simplesmente validam as convicções contidas na acusação de procuradores do Ministério Público Federal, sem que houvesse a apresentação de provas que justifiquem a condenação nos termos expressos pelas leis brasileiras”, diz a nota.
- Renan Bolsonaro diz que Gabriel do BBB 23 parou de segui-lo: ‘se vendeu’
- Ex-BBB que inventou o termo ‘paredão’ estava em ato golpista em Brasília
- Regina Duarte começa o ano com Fake News sobre faixa usada por Lula
- Bolsonaro dá rolezinho nos EUA durante a posse de Lula
Para o partido, o processo trata-se de perseguição,”que se constitui em uma aberração constitucional”. A condenação do ex-presidente é considerada como mais um capítulo da “farsa capitaneada pelo consórcio golpista que assumiu o país para suprimir direitos sociais e trabalhistas”.
A nota também comenta o fato da sentença de Lula sair um dia depois da votação da reforma trabalhista no Senado, chama isso de “curioso” e diz que faz a reforma ser esquecida. O PT conclui dizendo que acredita na inocência do ex-presidente e vai manter sua defesa. “A história será a principal testemunha de sua absolvição e de sua grandeza. Viva Lula!”.
Reação de Lula
Segundo o vice-presidente do PT, Marcio Macedo, Lula recebeu a notícia com “serenidade de um inocente e com a indignação de um injustiçado”. O dirigente também afirmou que o ex-presidente vai se pronunciar sobre a condenação, mas não definiram como e de que forma.
Macedo se reuniu com Lula na sede do seu instituto depois que a sentença foi divulgada. A Executiva Nacional do PT deve juntar os movimentos sociais para planejar mobilização contra a condenação e, além disso, deputados e senadores do partido devem fazer pronunciamentos atacando Moro.
As informações são do “G1” e “O Globo“.
- Veja também: