Urgente: OAB recomenda LGBTs casarem antes da posse de Bolsonaro

Por: Redação | Comunicar erro

A presidenta da Comissão da Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB),  Maria Berenice Dias,  recomenda que os os casais  gays se casem antes de Jair Bolsonaro tomar posse.

Ela teme que, com Bolsonaro na presidência, ocorram retrocessos,  afetando os direitos garantidos “à pensão, à Previdência, à partilha de bens”.

O casamento de LGBTs não é lei. É  uma jurisprudência sancionada pelo STF, reconhecendo  o casamento homoafetivo. Como não foi  aprovado no Congresso,  o próximo presidente  pode recusar direitos já adquiridos que ainda não passaram pela aprovação da Câmara e do Senado.

Um dos cotados para assumir o chamado “Ministério da Família” é o senador Magno Malta,  autor de projeto, em tramitação do Congresso, para vetar casamento de pessoas do sexo. A proposta está em consulta online no Senado. Se quiser, vote aqui

Maria Berecine está desconfiada de retrocesso e recomenda LGBTs casarem ainda neste ano.

“O que existe é uma justiça sensível que, atenta a esse segmento, começou a assegurar direitos. A recomendação feita, para as pessoas que quiserem, é que oficializem até o final do ano seus relacionamentos. Porque os casamentos realizados daqui até lá não podem ser anulados. Um receio que existe é de eventualmente, a partir da posse, um presidente absolutamente homofóbico, conservador e retrógrado, tomar alguma iniciativa. Ele tem a faculdade de baixar medidas provisórias, essa caneta ele tem na mão, e eventualmente pode ser que baixe algo que tenha força de lei, negando acesso ao casamento, o que teria mais força do que uma decisão da justiça, que só se constitui pela jurisprudência. A jurisprudência existe aqui agora, no momento em que mudam os julgadores, as cortes, há a possibilidade de se trocar a jurisprudência, vão se renovando os tribunais”, afirmou.

Compartilhe:

1 / 8
1
53s
Operação Lava Jato prende ex-presidente Michel Temer
Em mais uma etapa da Operação Lava Jato, a Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 21, o ex-presidente Michel …
2
02:53
Suzano e Nova Zelândia: os impactos da exposição excessiva
A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que o nome do atirador que matou 50 pessoas em uma mesquita em …
3
02:28
Posse de armas: Nova Zelândia dá exemplo de civilidade ao mundo
Após chocar o mundo nesta semana com o massacre de 50 pessoas em duas mesquitas de Christchurch, a Nova Zelândia …
4
03:10
Entenda o mistério por trás da boneca Momo
Ainda mais perturbador, o Desafio da Momo está de volta e desta vez a boneca aparece supostamente dentro de vídeos …
5
02:25
Bolsonaro apoia a construção de muro entre EUA e México
Em viagem diplomática a Washington, o presidente Jair Bolsonaro disse apoiar a construção do muro na fronteira entre EUA e México, …
6
01:42
A nova decisão do STF e o futuro da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a partir de então os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção quando …
7
02:31
Atentado na Nova Zelândia: crimes transmitidos nas redes sociais
Mais um atentado terrorista chocou o mundo nesta sexta-feira, dia 15. Um atirador realizou ataques simuntâneos em duas mesquitas, deixando …
8
01:45
O lugar em que os atiradores de Suzano foram considerados heróis
Uma reportagem publicada nesta terça-feira, 14, pelo portal da Vice indica que os atiradores que invadiram a Escola Estadual Raul …