ONG divulga áudios de Claudia Ohana sobre a devolução dos cães; ouça

Atriz alegou que os animais não obedeciam ordens e destruíam as coisas da casa

19/07/2020 18:42

Nesta semana, a Claudia Ohana se envolveu em uma polêmica pública depois de devolver dois cães, Thor e Tigrão, que foram adotados meses atrás. Neste domingo, a ONG Toca do Bicho, responsável pelos animais, divulgou áudios da atriz enviados antes da devolução dos animais

“Até o momento vínhamos mantendo o anonimato de quem devolveu Thor e Tigrão”, escreveu a ONG. “Mas diante das inverdades postadas pela atriz Claudia Ohana, que até apagou o próprio vídeo feito no feed, por conter absurdos, e procurar a classe artística para justificar o injustificável, peço que vejam o vídeo e tirem as próprias conclusões”.

A ONG Projeto Toca do Bicho informa que, no momento, cuida de mais de 150 animais resgatados de situações de maus-tratos em Itaboraí, Rio de Janeiro, e pede ajuda por meio de uma vaquinha virtual. (Ajude aqui).

Claudia Ohana com os cães adotados
Claudia Ohana com os cães adotados - reprodução/Instagram

Adoção precisa ser consciente

Animais são seres sencientes, ou seja, sentem emoções tão complexas quanto às nossas, como, medo, depressão e angústia. O abandono é algo que pode gerar traumas futuros. Por isso, antes de adotar um animalzinho, é preciso estar seguro de suas condições emocionais e financeiras e checar se todos seus familiares estão de acordo.

O abandono é crime e está previsto no artigo 32 da lei 9.605/98. A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal a pena é aumentada em um sexto a um terço.

Apesar disso, vale dizer que, no caso de Claudia Ohana, não houve abandono, já que ela entregou os cães ao antigo abrigo.